O Hospital de Câncer de Barretos está aberto ao recrutamento de pacientes para estudo que pretende inscrever 1060 participantes com o objetivo de desenvolver e validar um colposcópio móvel multimodal de baixo custo para programas globais de prevenção do câncer cervical.
Este novo dispositivo pretende combinar os recursos de imagem de um colposcópio móvel com os recursos de imagem microscópica de uma sonda confocal de fibra óptica. A pesquisa tem a colaboração da William Marsh Rice University, da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e do M.D. Anderson Cancer Center.
São elegíveis mulheres acima de 25 anos de idade, mulheres submetidas a colposcopia devido a rastreamento cervical anormal ou acompanhamento de história de displasia.
O estudo tem a participação do pesquisador Júlio Cesar Possati Resende, ginecologista do Hospital de Câncer de Barretos (foto), e da brasileira Mila Salcedo, médica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e pesquisadora visitante do MD Anderson Cancer Center. A expectativa é concluir a pesquisa até dezembro de 2025.
Este estudo está registrado na ClinicalTrials.gov: NCT05078528