O Simpósio de Câncer Genitourinário promovido com apoio da sociedade americana de oncologia clínica (ASCO) completou sua décima edição no encontro deste ano com um público recorde de 2350 inscritos. Realizado nos dias 30 de janeiro e 1° de fevereiro em São Francisco, na Califórnia, o 2014 Genitourinary Cancers Symposium teve entre os destaques os resultados do estudo SWITCH, do investigador Maurice-Stephan Michel, que comparou os resultados da sequência sorafenibe-sunitinibe no carcinoma de células renais metastático (mRCC).
Em meio a mais de 500 abstracts, o artigo de revisão assinado por Primo N. Lara, do UC Davis Comprehensive Cancer Center, foi outro que atraiu as atenções, ao apontar os cinco maiores avanços e as cinco maiores frustrações da última década na pesquisa do câncer renal.
Um dos agentes mais celebrados do ASCO GU deste ano, a enzalutamida apresentou grandes resultados no estudo de fase III PREVAIL. O câncer de próstata resistente à castração também foi tema do estudo longitudinal do grupo escandinavo, que comparou o tratamento hormonal sozinho com hormonioterapia combinada à radioterapia. Os resultados confirmaram que a combinação de radioterapia e privação androgência aumenta de forma significativa as taxas de sobrevida em homens com câncer de próstata localmente avançado.
Confira o que foi notícia na ASCO GU 2014.