Onconews - Cuidados paliativos melhoram qualidade de vida de familiares e cuidadores

Paliativos_3_NET_OK_1.jpgPacientes com câncer avançado recém-diagnosticados que recebem cuidados paliativos desde o início do tratamento e ao longo do percurso terapêutico, de forma integrada com o tratamento oncológico, têm benefícios na qualidade de vida (QV) e no humor, assim como seus familiares e cuidadores. Os dados serão apresentados na ASCO deste ano, quando o tema da conferência reforça a importância da centralidade no paciente.

O estudo randomizado avaliou pacientes, familiares e cuidadores que receberam cuidados paliativos + assistência oncológica versus aqueles que receberam exclusivamente assistência oncológica habitual. Foram elegíveis pacientes com câncer de pulmão incurável e seus familiares e cuidadores, assim como pacientes com tumores gastrointestinais e seus familiares e cuidadores.
 
Os pesquisadores utilizaram formulários para avaliar a qualidade de vida (Short Form-36 Health Survey Medical Outcomes Study) e utilizaram um índice específico (Hospital Anxiety and Depression Scale) para examinar o humor no início do estudo e nas semanas 12 e 24.
 
Ao fim de 12 semanas, familiares e cuidadores de pacientes que receberam cuidados paliativos desde o início do tratamento relataram maior vitalidade (1.1 vs. -3.2, p = 0,05) e interação social (-3,0 vs. -3,8, p = 0,02), além de menos sintomas de depressão (-0,45 vs 0,24, p = 0,03) em comparação com FC de pacientes designados para os cuidados habituais.
 
Em 24 semanas, FC de pacientes designados para CP precoce tiveram menos sintomas de depressão (-0,37 vs 0,28, p = 0,05), mas não houve diferença na vitalidade ou interação social em comparação com o grupo de FC daqueles que receberam cuidados habituais.
 
Em conclusão, o estudo mostrou que pacientes com câncer de pulmão e pacientes com tumores gastrointestinais recém-diagnosticados envolvidos precocemente em CP melhoram a depressão e aspectos da qualidade de vida também entre seus familiares e cuidadores. Este trabalho demonstra que modelos de cuidados paliativos integrados à assistência oncológica habitual têm benefícios que se estendem além dos resultados dos pacientes e impactam positivamente a experiência de familiares e cuidadores. Informações do ensaio clínico: NCT01401907.
 
Referência: Early integrated palliative care to improve family caregivers (FC) outcomes for patients with gastrointestinal and lung cancer - J Clin Oncol 34, 2016 (suppl; abstr 10131)