Onconews - Imuno-oncologia no câncer gástrico

cancer_gastrico_NET_OK.jpgA agência Food and Drug Administration (FDA) dos Estados Unidos aceitou o pedido para analisar licença suplementar para o anti PD-1 pembrolizumab (KEYTRUDA®) no tratamento de pacientes com adenocarcinoma de junção gástrica ou gastroesofágica recorrente ou avançado, que progrediram a duas ou mais linhas de quimioterapia. A decisão final do FDA deve ser anunciada em setembro de 2017.

O pedido apresentado ao FDA busca aprovação de pembrolizumab em monoterapia para pacientes previamente tratados, em dose fixa de 200 mg administrados por via intravenosa a cada três semanas. O pedido baseia-se em dados de coorte do ensaio de fase 2 KEYNOTE-059. Os resultados serão apresentados na 53ª ASCO, em Chicago, durante sessão oral no domingo, 4 de junho, às 9:00 da manhã (local: Hall D2).
 
Os fatores de risco para câncer gástrico incluem sexo, idade, etnia, geografia e infecção por Helicobacter pylori. Em todo o mundo, o câncer gástrico é o quinto tipo mais comum de câncer e a terceira causa de morte oncológica. Anualmente, são diagnosticados cerca de 952 mil casos de câncer gástrico, resultando em aproximadamente 723 mil mortes em todo o mundo. Estima-se que em 2017, mais de 10 mil pessoas morrerão de câncer gástrico nos EUA.