Onconews - Custo e valor: exemplo brasileiro na ASCO

aguiar jr pedro nazareth NET OKPedro Nazareth Aguiar (foto), da Faculdade de Medicina do ABC, participa da sessão de pôster da ASCO neste sábado, dia 2, com estudo de metanálise que avaliou a custo-efetividade de abiraterona, docetaxel ou placebo mais terapia de privação androgênica (ADT) no câncer de próstata metastático hormônio sensível.

 

O estudo brasileiro foi notícia na edição de hoje do Daily News, da ASCO. “Na perspectiva dos sistemas de saúde, o alto preço não pode ser justificado pelo valor ou benefício que essas intervenções proporcionam. Os oncologistas precisam se engajar em discussões sociais em todo o mundo para aumentar o acesso ao tratamento para os mais de 14 milhões de pacientes diagnosticados com câncer, a cada ano”, destacou o periódico que circula no encontro anual, em Chicago.

Os autores citam evidências sugerindo que a adição de abiraterona à ADT é a melhor opção terapêutica em termos de sobrevida global (> 95% de probabilidade; HR 0,81; 95% CrI 0,66 - 1,00) e sobrevida livre de falha (> 99% de probabilidade; HR 0, 50; 95% CrI 0,40 - 0,62) em comparação com ADT mais docetaxel.

Em relação ao perfil de segurança, abiraterona mais ADT teve menos casos de neutropenia febril do que docetaxel mais ADT (1% versus 15%).

Na análise econômica, a adição de quimioterapia em comparação com ADT gerou 0,492 QALY e a adição de abiraterona gerou 0,999 QALY. Abiraterona levou a um ganho de QALY de 0,506 na comparação com docetaxel. No Brasil, os custos incrementais por QALY foram de US $ 40.500, US $ 100.251 e US $ 173.145, respectivamente. “Docetaxel mais ADT é mais custo-efetivo que abiraterona mais ADT”, concluem os autores, esclarecendo que os fatores que tiveram maior influência na relação de custo-efetividade foram sobrevida global e intervalos de confiança de sobrevida livre de falha. Os descontos no preço de compra de abiraterona foram o fator com maior impacto no custo incremental (variando de US $ 100.000 a US $ 40.000).

A apresentação acontece na sessão de poster dedicada a discutir a qualidade da assistência em câncer (Health Services Research, Clinical Informatics, and Quality of Care), no Hall A, das 13:15 às 16:45.

Poster Board: #440 • Abstract 6615
Network metanalysis and cost-effectiveness of abiraterone, docetaxel or placebo plus androgen deprivation therapy (ADT) for hormone-sensitive advanced prostate cancer.
Pedro Nazareth Aguiar, MD - First Author
Faculdade de Medicina do ABC

Referência: Abstract #: 6615
Citation: J Clin Oncol 36, 2018 (suppl; abstr 6615)