Onconews - FOLFOX adjuvante no câncer de cólon estádio III

Colorretal OKPesquisados avaliaram a tendência da sobrevida livre de doença (SLD), sobrevida após a recorrência (SAR) e sobrevida global (SG) de pacientes com câncer de cólon estádio III tratados com FOLFOX adjuvante ao longo de um período de dez anos. Os resultados foram apresentados no 2018 Gastrointestinal Cancers Symposium, em San Francisco, Califórnia.

FOLFOX adjuvante é o padrão de cuidados para pacientes com câncer de cólon estádio III e uma plataforma para testar novos agentes. As melhorias nos cuidados de suporte e o desenvolvimento de tratamentos mais recentes para a doença metastática afetam o resultado geral dos pacientes tratados com terapia adjuvante.

Métodos

Foram analisados os resultados de pacientes de câncer de cólon que receberam FOLFOX adjuvante isolado registrados em 6 ensaios de adjuvância na base de dados ACCENT (MOSAIC, C07, C08, N0147, AVANT e PETACC8). O período de inscrição dos pacientes foi classificado como antigo (1998-2003) vs. nova era (2004 - 2009) com base na data de aprovação do bevacizumabe pelo FDA. As taxas livres de eventos em 3/5 anos foram estimadas por métodos Kaplan-Meier ajustados.

Os resultados foram comparados entre as duas eras pelo modelo Cox. Para controlar os potenciais efeitos de confusão, todas as análises foram ajustadas para idade, sexo, pontuação de desempenho, estágio T/N, lado do tumor e grau histológico.

Resultados

No total, foram identificados 7.230 pacientes (estádio II [n = 1122], estágio III [n = 6,108]); 32% e 68% foram tratados na era antiga e nova, respectivamente. Pacientes estádio III tratados na nova era eram significativamente mais jovens, mais propensos a ter doença T4/N2, maior grau de tumor e tumores do lado esquerdo.

Após ajuste das características dos pacientes, nenhuma diferença na sobrevida livre de doença foi observada ao longo do tempo. No entanto, sobrevida após a recorrência e sobrevida global prolongadas foram observadas em pacientes tratados na nova era. A sobrevida global em 5 anos aumentou de 76% para 80% ao longo do tempo. A mediana de SAR melhorou de 14,8 para 26,4 meses.

Os autores concluíram que em vista das melhorias na sobrevida global e quase o dobro da SAR, a duração ideal do acompanhamento da sobrevida global para avaliar os benefícios da terapia adjuvante (atualmente 5 anos) deve ser reavaliada. Os investigadores estão planejando realizar análises adicionais usando o banco de dados do ACCENT.

Referência: Abstract No: 724 - Evaluation of outcomes over time (1998-2009) of patients (pts) with stage III colon cancer receiving adjuvant FOLFOX: Analysis of 7,230 patients from MOSAIC, C07, C08, N0147, AVANT, and PETACC8 trials in the ACCENT Database. - Mohamed E. Salem et al - Poster Session C (Board #H13) - Citation: J Clin Oncol 36, 2018 (suppl 4S; abstr 724)