Onconews - Câncer de glândulas salivares HER2-amplificado: Basket trial fase II

bob t li bxBasket trial de fase II apresentado na ASCO 2019 avaliou a atividade do anticorpo droga-conjugado anti-HER2 ado-trastuzumabe emtansine em pacientes com câncer de glândulas salivares (SCGs), um tumor raro sem terapia aprovada para a doença metastática. A amplificação de HER2 ocorre em 8% entre todas as histologias das SCGs e em 25 a 33% do subtipo histológico agressivo de carcinoma ductal salivar (SDC). O estudo atingiu o endpoint primário ao demonstrara que o anticorpo droga-conjugado é eficaz em pacientes com HER2-amplificado. O oncologista Bob T. Li (foto), do Memorial Sloan Kettering Cancer Center, é o primeiro autor do estudo.

No estudo, uma coorte de pacientes com SCGs HER2-amplificado foi inscrita em um basket trial multi-histologias. Os pacientes foram tratados com ado-trastuzumabe emtansine 3,6mg/kg EV a cada 3 semanas. O endpoint primário foi a taxa de resposta global (ORR) por RECIST v1.1 ou PERCIST. Os endpoints secundários incluíram duração da resposta (DOR), sobrevida livre de progressão (SLP) e toxicidade.

A amplificação de HER2 foi identificada por sequenciamento de nova geração (NGS), e os tumores foram posteriormente testados por hibridização fluorescente in situ (FISH) e imunohistoquímica (IHC). Microscopia de imagem por fluorescência - ressonância de Förster (FLIM-FRET) avaliou a propensão à heterodimerização HER2-HER3, que leva à internalização do receptor.

Resultados

Dez pacientes com SGCs HER2-amplificado foram tratados. A mediana de idade foi de 65 anos (intervalo 36-90 anos), e 90% eram do sexo masculino, com mediana de duas terapias sistêmicas prévias. A taxa de resposta global foi de 90% (9/10, 95% IC 56-100%), incluindo 5 respostas completas após tratamento prévio com trastuzumabe, pertuzumabe e terapia anti-androgênica.

Após uma mediana de acompanhamento de 12 meses (variação 4-20 meses), a mediana de duração de resposta (DOR; intervalo de 2-19 +) e a sobrevida livre de progressão mediana (95% IC 4–22+ meses) não foram atingidas.

As toxicidades incluíram reação infusional graus 1 ou 2, trombocitopenia e transaminite; não houve mortes relacionadas com o tratamento. A amplificação de HER2 por NGS (variação de 2,8 a 22,8) teve correlação com HER2/CEP17≥2 por FISH (8/8 testados) ou IHC3+ (10/10 testados). FLIM-FRET testou positivo em 3/3.

“O estudo atingiu seu endpoint primário ao demonstrara a eficácia de ado-trastuzumabe emtansine em pacientes com SGCs HER2-amplificado, e a expansão da coorte é justificada para confirmar esses resultados”, concluíram os autores.

Referência: Abstract 6001: Ado-trastuzumab emtansine in patients with HER2 amplified salivary gland cancers (SGCs): Results from a phase II basket trial. - Bob T. Li et al - J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 6001)