Onconews - Imunoterapia e nefrectomia citorredutora no câncer renal metastático

RIM NET OK HORIZONTALEstudo piloto randomizado que avaliou nivolumabe (nivo) ou nivo + bevacizumabe (bev) ou nivo + ipilimumabe (ipi) em pacientes com carcinoma de células renais metastático elegíveis para nefrectomia citorredutora, metastasectomia ou biópsia pós-tratamento foi um dos destaques da ASCO 2019, em apresentação de Jianjun Gao, do MD Anderson Cancer Center.

Neste estudo clínico foram elegíveis pacientes com carcinoma de células renais metastático sem cirurgia prévia e tratados com terapia anti-VEGF, randomizados 2: 3: 2 para receber nivo (3mg/kg q2wks x3), nivo + bev (10mg/kg q2wks x3) ou nivo + ipi (1mg/kg q3wks x2), seguido de cirurgia citorredutora ou biópsia pós-tratamento e terapia de manutenção com nivo até 2 anos. A resposta clínica por critério RECIST foi avaliada em ≥12 semanas. Sangue pré e pós-tratamento e amostras tumorais foram obtidos para estudos complementares.

Resultados

Todos os 105 pacientes foram avaliados e 104 tiveram avaliação de resposta. Para todos os pacientes, a melhor resposta geral (BOR, da sigla em inglês, que se refere à resposta completa + resposta parcial) foi de 55% com nivo, 44% com nivo + bev e 43% com nivo + ipi.

A sobrevida livre de progressão (SLP) foi de 14,5 meses com nivo, 7,6 meses com nivo + bev e 7,5 meses com nivo + ipi. A sobrevida global (SG) em um ano foi de 86% com nivo, 73% com nivo + bev e 83% com nivo + ipi.

Em relação ao perfil de segurança, toxicidades relacionadas à terapia (Grau 3 ou superior) foram de 38% para nivo, 42% para nivo + bev (incluindo 18% de hipertensão) e 47% para nivo + ipi.

Para os pacientes com cirurgia citorredutora, a melhor resposta (BOR), incluindo o efeito da cirurgia, foi de 86% com nivo, 88% com nivo + bev e 69% com nivo + ipi. A SLP mediana foi de 17,3 meses (6,1, NR) com nivo, 7,6 meses (5,7, 10,3) com nivo + bev e 8,9 meses (2,9, 23,0) com nivo + ipi. A SG em um ano foi de 100% com nivo, 94% com nivo + bev e de 92% com nivo + ipi.

A mediana de SG ainda não foi alcançada com um acompanhamento médio de 24,6 meses. As análises imunológicas e de perfis de genes demonstram: 1) células T CD8 infiltrantes tumorais correlacionam-se com respostas clínicas a nivo ou nivo + bev, mas não a nivo + ipi; 2) a expressão do gene da via de IFN do tumor correlaciona-se com as respostas e 3) o status de PD-L1, mutação tumoral ou carga de mutação e neoantígenos não se correlacionaram com a resposta.

A conclusão dos autores indica que a terapia com inibidores de checkpoint imune mais cirurgia citorredutora é segura e benéfica para os pacientes com carcinoma de células renais metastático.

Informações deste estudo clínico na Clinical Trials: NCT 02210117.

Referência: Abstract 4501: A pilot randomized study evaluating nivolumab (nivo) or nivo + bevacizumab (bev) or nivo + ipilimumab (ipi) in patients with metastatic renal cell carcinoma (MRCC) eligible for cytoreductive nephrectomy, metastasectomy or post-treatment biopsy (Bx). - Jianjun Gao et al - J Clin Oncol 37, 2019 (suppl; abstr 4501)