Onconews - Imunoterapia no carcinoma renal de células não-claras

renal 2019 bxOs resultados iniciais de segurança do estudo de fase 3b/4 CheckMate 374 mostraram que nivolumabe dose fixa 240 mg a cada 2 semanas (Q2W) apresentou um perfil de segurança consistente entre pacientes com carcinoma renal de células claras e células não claras. No ASCO GU 2019 foram relatados dados atualizados de segurança e os primeiros resultados de eficácia para pacientes com RCC de células não claras (nccRCC) no CheckMate 374.

Os pacientes elegíveis nesta coorte tinham doença avançada ou metastática e receberam 0 a 3 terapias sistêmicas prévias. Os pacientes receberam NIVO 240 mg IV Q2W por ≤ 24 meses ou até progressão confirmada, toxicidade inaceitável ou retirada do consentimento. Os pacientes que se beneficiaram após 24 meses continuaram o tratamento de acordo com o padrão de atendimento.

O endpoint primário foi a incidência de eventos adversos imunomediados de alto grau (IMAEs). Os endpoints exploratórios incluíram sobrevida global (SG), sobrevida livre de progressão (SLP), taxa de resposta objetiva (ORR) e duração da resposta (DOR).

Resultados

No CheckMate 374, um total de 44 pacientes tinha nccRCC. Os subtipos histológicos incluíram papilar (n = 24), cromófobo (n = 7), não classificado (n = 8) e outros (n = 5). A maioria dos pacientes com nccRCC (66%) eram virgens de tratamento. Após acompanhamento médio de 11,1 meses, a mediana da SG foi de 16,3 meses (95% CI 9,2 - não estimável [NE]). A sobrevida global foi semelhante, independentemente da expressão de PD-L1 no baseline. A ORR foi de 13,6% (95% CI 5,2-27,4).

Um paciente teve resposta completa (histologia cromofóbica) e 5 pacientes tiveram resposta parcial (2 com papilar, 1 com cromófobo, 1 com ducto coletor e 1 com histologia não classificada). A mediana de duração de resposta foi de 10,2 meses (95% CI 5,6 – NE). A mediana de sobrevida livre de progressão foi de 2,2 meses (95% CI 1,8-5,4). A taxa de SLP em um ano foi de 14% (95% CI 5–27). Não foram identificadas novas preocupações de segurança. Não foram relatados EAs de grau 5 relacionados com o tratamento ou IMAEs de grau 3-4.

Os autores concluíram que foi observada atividade antitumoral clinicamente significativa nesse primeiro estudo prospectivo de nivolumabe em monoterapia no nccRCC. “As respostas foram observadas em vários subtipos histológicos. O perfil de segurança de nivo dose fixa em 240 IV Q2W é consistente com os resultados iniciais relatados neste estudo e em todo o programa do nivolumabe.

Referência: Abstract 562: Efficacy and safety of nivolumab in patients with non-clear cell renal cell carcinoma (RCC): Results from the phase IIIb/IV CheckMate 374 study. - Nicholas Vogelzang et al