Estudo de fase 3 apresentado em sessão oral no ASCO GU 2020 buscou validar o Decipher, um classificador genômico que estima o risco de metástases à distância do câncer de próstata pós-prostatectomia radical. O radio-oncologista Felix Feng (foto), do UCSF Helen Diller Family Comprehensive Cancer Center, em São Francisco, é o primeiro autor do estudo.
Amostras de prostatectomia radical de pacientes do estudo fase III da NRG/RTOG 9601 de radioterapia de resgate (sRT) +/- 2 anos de bicalutamida (NCT00002874) foram revisadas centralmente; o tumor de mais alto grau foi submetido à extração de RNA.
As amostras aprovadas no controle de qualidade foram executadas em um ensaio de transcriptoma completo para atribuir a pontuação do classificador genômico (escala 0-1). O endpoint primário foi validar a capacidade do classificador genômico de realizar o prognóstico independente da incidência cumulativa de metástases à distância. Os endpoints secundários foram mortalidade específica por câncer de próstata e sobrevida global.
Resultados
Entre os pacientes com amostras disponíveis, 352 passaram no controle de qualidade e foram incluídos para análise. A coorte final do classificador genômico foi uma amostra representativa da coorte geral, com acompanhamento médio de 13 anos. Na análise multivariável, o classificador genômico (variável contínua) foi associado independentemente à metástase à distância (HR 1,19 [95% CI 1,06-1,35], p = 0,003), mortalidade específica por câncer de próstata (HR 1,37 [95% CI 1,18-1,61], p <0,001), e sobrevida global (HR 1,16 [95% CI 1,06-1,28], p = 0,002) após o ajuste para idade, raça, escore de Gleason, estágio T, status da margem, PSA inicial e braço de tratamento.
O impacto absoluto estimado da bicalutamida na sobrevida global em 12 anos foi menor em pacientes com escores de classificador genômico mais baixos vs mais altos (2,4% vs 8,9%), ainda demonstrado em homens que receberam radioterapia de resgate precoce com PSA <0,7 ng/mL (-2,0% vs 5,0%).
“Esta é a primeira validação deste classificador genômico em uma coorte prospectiva, randomizada e demonstra sua associação com metástases à distância e mortalidade específica por câncer de próstata, independentemente das variáveis clínico-patológicas padrão. O classificador genômico pode ajudar a personalizar a tomada de decisão compartilhada para avaliar o benefício absoluto da adição de bicalutamida à radioterapia de resgate”, concluíram os autores.
O estudo foi financiado pelo U.S. National Institutes of Health e Pharmaceutical/Biotech Company.
Referência: Abstract 276 - Transcriptome profiling of NRG Oncology/RTOG 9601: Validation of a prognostic genomic classifier in salvage radiotherapy prostate cancer patients from a prospective randomized trial. - Felix Y Feng et al - J Clin Oncol 38, 2020 (suppl 6; abstr 276)