A oncologista Rachel Riechelmann (foto), do AC Camargo Cancer Center, é pesquisadora sênior de estudo que também conta com a participação do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP) e integra o programa científico do ENETS 2020, este ano em edição virtual realizada de 11 a 13 de março.
Estudos pré-clínicos sugerem que a metformina possui ação antitumoral, provavelmente devido ao bloqueio da via mTOR através da AMPK e diminuição dos níveis de insulina. Um estudo retrospectivo mostrou que a metformina combinada com everolimus para tratar hiperglicemia relacionada ao tratamento ofereceu maior sobrevida livre de progressão (SLP) em pacientes com tumores neuroendócrinos pancreáticos.
Neste estudo de Fase II, de braço único, o objetivo foi avaliar a eficácia e segurança da metformina em monoterapia em pacientes não diabéticos com tumores neuroendócrinos pancreáticos. O endpoint primário foi a taxa de controle da doença (TCD) por RECIST 1.1 aos 6 meses. Endpoints secundários incluíram resultados clínicos e radiológicos, taxa de resposta, SLP, toxicidade e cinética da glicemia, hemoglobina glicada e peptídeo C no baseline e a cada 90 dias.
Resultados
De 2014 a 2018, foram inscritos 25 pacientes, com idade média de 50 anos, 52% do sexo masculino, 84% com tumores neuroendócrinos pancreáticos (NET), 62% G2 NET.
No momento da análise, 24 pacientes apresentaram progressão. Doze pacientes (48%) apresentaram controle da doença aos 6 meses, com SLP mediana de 5,9 meses (intervalo de confiança de 95%: 4,7 - 7,1). Nenhum paciente alcançou resposta objetiva, embora um paciente com síndrome carcinoide refratária tenha apresentado alívio dos sintomas. A diminuição dos níveis séricos de insulina foi associada ao controle da doença (p = 0,043). A diarreia foi o evento adverso mais comum: G1 / 2 em 16% e Grau 3 ou 4 em 12%.
“A monoterapia com metformina oferece atividade antitumoral na NET, apesar da alta frequência de diarreia”, concluem os autores.
O estudo foi objeto do doutorado do oncologista João Glasberg, primeiro autor do estudo.
Informações do ensaio na CLinicalTrials.gov: NCT02279758
Referência: (J07) METNET: A Phase II Trial of Metformin in Patients with Well Differentiated Neuroendocrine Tumors