Pesquisadores japoneses apresentaram na ESMO GI 2020 um nomograma prognóstico para pacientes com câncer de pâncreas irressecável tratados com gemcitabina e nab-paclitaxel (GnP) ou FOLFIRINOX (FFX), com base nos resultados de mundo real do estudo multicêntrico NAPOLEON.
De dezembro de 2013 a março de 2017, foram inscritos 318 pacientes, a partir de 14 centros em Kyushu, no Japão, fornecendo dados que auxiliaram no desenvolvimento do nomograma. “Estimar o prognóstico pode ajudar os clínicos a implementar melhores estratégias de tratamento”, argumentam os autores.
Baseada em cinco variáveis prognósticas - PS ECOG, metástase hepática, LDH, PCR e CA19-9 – a solução do grupo japonês foi validada utilizando C-index, t-AUC e gráficos de calibração, além da curva de Kaplan-Meier estratificada em três grupos de risco (baixo, moderado e alto).
“Nosso nomograma foi capaz de prever com precisão e conveniência o prognóstico em pacientes com câncer de pâncreas irressecável tratados com GnP ou FFX”, concluíram os autores.
Referência: Prognostic nomogram to predict overall survival in patients with unresectable pancreatic cancer treated with gemcitabine plus nab-paclitaxel or FOLFIRINOX Real-world results from the multicenter retrospective study (NAPOLEON study). - Taro Shibukia et. al.