Onconews - Desafios globais para a oncologia de precisão

teich wikipedia 22Apresentação do ex-Ministro da Saúde Nelson Teich (foto) é um dos destaques do programa do ASCO 2022, em sessão educacional dedicada a debater os desafios globais para implementação e acesso à oncologia de precisão. Nesta análise, Teich reflete a perspectiva do gestor de saúde acerca das barreiras para a oncologia personalizada.

Programada para 3 de junho, a sessão educacional conta, ainda, com a participação de Trivadi S. Ganesan, chairman do centro de medicina molecular do Amritha Institute of Medical Sciences, em Kochi, na India, marcando a visão do oncologista clínico. Para completar o debate, a perspectiva econômica sobre o acesso à oncologia de precisão é tema da apresentação de Ya-Chen Tina, pesquisadora do MD Anderson Cancer Center (Department of Health Services Research, Division of Cancer Prevention and Population Sciences).

A medicina de precisão tem ajudado a reconfigurar o cenário das práticas oncológicas, oferecendo a oportunidade de otimizar o atendimento através de uma abordagem mais direcionada e personalizada do tratamento contra o câncer. No entanto, a oncologia de precisão é cara e não beneficia todos os pacientes, tornando extremamente importante considerar a compensação entre custos e benefícios para a saúde. Na sessão educacional do ASCO, o painel de especialistas analisa a implementação da oncologia de precisão sob a perspectiva da gestão da saúde, da prática da assistência e da economia da saúde, contrastando os diferentes desafios para países de alta renda em comparação com países pobres e em desenvolvimento.

Em formato interativo, a sessão abre espaço para perguntas e respostas.  

Referência: Global Challenges in Access to and Implementation of Precision Oncology
Sexta, 3/06/2022 | 16:45 – 18:00 GMT-3
Chair(s): Nelson Teich, MD, MSc, MBA, Brazil Governance Network