Estudo realizado no Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Hospital de Câncer de Barretos buscou identificar biomarcadores preditivos de resposta patológica completa em pacientes com câncer de mama triplo negativo tratados com quimioterapia neoadjuvante em uma análise exploratória do estudo NACATRINE. Ana Julia Freitas (foto) é primeira autora; Cristiano de Pádua Souza e Márcia Marques são autores sênior do estudo. Os resultados foram selecionados para apresentação em pôster no AACR 2023.
“No câncer de mama triplo negativo (TNBC), a obtenção de resposta patológica completa (pCR) está associada a melhores resultados de sobrevida. No entanto, apenas um terço das pacientes que recebem quimioterapia neoadjuvante (NAC) atingem a pCR. Identificar marcadores moleculares que predizem a resposta à quimioterapia e selecionar pacientes que podem se beneficiar da NAC na prática clínica tem sido um desafio em muitos estudos”, descrevem os autores.
O estudo NACATRINE é um estudo brasileiro, fase 2, de centro único, randomizado e aberto que comparou a adição de carboplatina à terapia neoadjuvante sequencial baseada em antraciclina e taxano no câncer de mama triplo negativo.
Na análise exploratória apresentada no AACR 2023, os pesquisadores avaliaram a expressão gênica em amostras não tratadas para associar com a resposta à terapia sistêmica. O RNA foi extraído da biópsia de tecido e o painel nCounter Breast Cancer analisou a expressão gênica. Para significância estatística, o teste t foi usado com um valor de p <0,05 e fold-change ≥2.
Entre 66 pacientes incluídos na análise do perfil de expressão gênica, 24 (36,4%) tiveram resposta patológica completa e 42 (63,6%) apresentavam doença residual. Trinta e sete genes foram diferencialmente expressos quando associados a pCR no braço carboplatina e vinte e sete no braço não carboplatina (p-valor <0,001).
Os autores realizaram um modelo de regressão linear para avaliar o desempenho do gene, e a área sob a curva (AUC) foi calculada para avaliar o valor preditivo de genes diferencialmente expressos. Onze genes no braço carboplatina (AUC 0,938) e oito genes no braço não carboplatina (AUC 0,943) foram associados à resposta patológica completa.A sobrevida global (SG) foi maior entre os pacientes que tiveram os genes KCNB1, FGF1 e SNAI1 regulados negativamente. Da mesma forma, a regulação positiva dos genes ALDH1A1, CXCL9 e FGL2 foi associada a um melhor prognóstico.
“Identificamos assinaturas baseadas em perfis de expressão gênica potencialmente preditoras (SG e pCR) para quimioterapia neoadjuvante, sugerindo que esses marcadores uma vez validados poderão futuramente ser usados na seleção de pacientes para quimioterapia neoadjuvante no câncer de mama triplo negativo”, concluíram os autores.
O trabalho recebeu financiamento do Ministério da Saúde (879848/2018).
Referência: 2175 / 17 - Gene signature predicts pathological complete response in triple negative breast cancer patients: NACATRINE trial
Sessão: PO.CL01.03 - Biomarkers of Therapeutic Benefit 3
Data: April 17, 2023, 9:00 AM - 12:30 PM
Autores: Ana J. A. Freitas1, Caroline R. Nunes1, Rhafaela L. Causin1, Iara V. V. Santana2, Marco A. Oliveira3, Stéphanie Calfa1, Cristiano P. Souza4, Márcia M. C. Marques1 – 1 Molecular Oncology Research Center, Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil, 2 Pathology Department, Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil, 3 Nucleus of Epidemiology and Biostatistics, Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil, 4 Barretos Cancer Hospital, Barretos, Brazil