Realizado em Berlim, Alemanha, de 11 a 13 de maio, o ESMO Breast Cancer 2023 traz novos dados com impacto na prática clínica da oncologia mamária, com o objetivo de melhorar o atendimento ao paciente. Acompanhe na cobertura do Onconews.
Entre os destaques da edição deste ano, dados reportados pelos pacientes reforçam evidências do benefício de trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) em termos de segurança e qualidade de vida (Abstr 1860), além de nova análise do ensaio DESTINY-Breast04 com dados adicionais do benefício de T-Dxd na sobrevida livre de progressão, apoiando seu uso como novo padrão de tratamento no câncer de mama metastático HER2-low (Abstr 1850).
A segunda geração de ADCs, os conjugados anticorpo-droga, também anuncia resultados encorajadores. Entre as promessas, o ESMO Breast Cancer 2023 apresenta patritumab deruxtecan (Abstr 189O), com taxas de resposta expressivas no câncer de mama avançado.
Estudo que avaliou o status de recombinação homóloga de uma coorte de pacientes com câncer de mama triplo-negativo avançado e a resposta a inibidores de PARP nessa população mostra que vale à pena testar a hipermetilação de BRCA1/RAD51C para orientar o tratamento (Abstr 4 MO).
Em pacientes na pós-menopausa com câncer de mama avançado HR+/HER2-, nova análise do ensaio MONALEESA-2 (ML-2) apresenta resultados de pacientes com doença metastática de novo e recorrência após o término de qualquer tratamento (neo) adjuvante, demonstrando benefício de sobrevida global consistente (196-P).
O encontro europeu também conta com presença brasileira, com destaque para trabalhos de pesquisadores do INCA (36P, 135P), ICESP (128 P) e AC Camargo Cancer Center (220P). Acompanhe no Onconews os estudos que concentraram as atenções no ESMO Breast Cancer 2023.