Onconews - ICESP avalia resultados de longo prazo da imunoterapia neoadjuvante no TNBC

renata mariana 2023 1Estudo do ICESP selecionado para apresentação em poster no ESMO Breast Cancer 2023 avaliou os resultados de longo prazo da imunoterapia neoadjuvante associada à quimioterapia no câncer de mama triplo negativo (TNBC, da sigla em inglês) em pacientes com doença inicial. A oncologista Mariana Gouveia (na foto, à esquerda) é a primeira autora do trabalho, que tem Renata Colombo Bonadio como autora sênior.

A terapia neoadjuvante combinando imunoterapia (IO) e quimioterapia (CT) é o padrão de tratamento no câncer de mama triplo negativo em estágio inicial (ESTNBC), seguindo os resultados do KEYNOTE-522. No entanto, o ganho de sobrevida global (SG) é incerto.

Nesta análise, os pesquisadores realizaram uma revisão sistemática usando dados da PubMed, Embase e Cochrane até 13 de fevereiro de 2023. Ensaios randomizados de fase II ou III avaliando IO neoadjuvante mais CT versus CT sozinho para ESTNBC foram selecionados. Uma metanálise de dados individuais extraídos do paciente foi realizada para avaliar a sobrevida livre de eventos (SLE) e os resultados de sobrevida global (SG). Os dados dos pacientes foram reconstruídos a partir de relatórios Kaplan-Meier combinados aos modelos WebPlotDigitizer e R IPDfromKM. “Além disso, conduzimos uma meta-análise usando modelos de efeitos aleatórios. As comparações foram feitas com a regressão de Cox”, descrevem os autores.

A pesquisa bibliográfica resultou em 107 itens e 4 ensaios com dados SLE ou SG foram incluídos (Keynote 522, IMpassion 031, I-SPY 2 e GeparNuevo). Ao todo, 1456 pacientes foram incluídos na análise de SLE (900 no braço IO versus 556 no braço controle) e 1348 pacientes na análise de SG (872 versus 476 pacientes, respectivamente). A adição de IO neoadjuvante para CT foi associada a melhor SLE e SG na análise de eIPD (Tabela).

Mediana de SG e SLE não foram alcançados. A meta-análise usando modelos de efeitos aleatórios produziu resultados semelhantes (modelo de efeitos fixos: HR 0,66, IC 95% 0,48-0,90; modelo de efeitos aleatórios: 0,57, IC 95% 0,33-1,01).

eIPD meta-analysis

IO arm

Control arm

HR

95% CI

P

4-Year EFS

84%

73%

0.60

0.47 - 0.76

< 0.001

4-Year OS

90%

84%

0.67

0.49 - 0.93

0.015


"Os resultados da metanálise sugerem ganhos relevantes em desfechos de longo prazo, com ganho absoluto em SG de 6% em 4 anos, corroborando com a adição da imunoterapia à quimioterapia neoadjuvante como tratamento padrão para ESTNBC", conclui Renata.

O trabalho tem a participação dos médicos Mateus Trinconi Cunha, Felippe Lazar Neto e Laura Testa.

Referência: 128 P - Long-term outcomes of neoadjuvant immunotherapy plus chemotherapy in early-stage triple-negative breast cancer: An extracted individual patient data and trial-level meta-analysis. M.C. Gouveia, M.T. Cunha, F. Lazar Neto, L. Testa, R. Colombo Bonadio Medical Oncology Department, ICESP - Instituto do Cancer do Estado de São Paulo, São Paulo, Brazil