Estudo selecionado para apresentação em pôster no AACR 2024 traz resultados de validação em larga escala de um teste sanguíneo eficaz e acessível para detecção precoce de vários tipos de câncer. Raphael Brandão (foto), oncologista na Clínica First, é coautor do trabalho.
“A detecção precoce do câncer visa reduzir as mortes pela doençao. Infelizmente, muitos métodos de rastreio estabelecidos não são adequados para utilização em países de baixa e média renda (LMICs) devido ao custo, à complexidade e à dependência de extensas infraestruturas médicas”, contextualizaram os autores.
Nessa análise, aproximadamente 10 mil participantes (2.003 casos de câncer e 7.888 casos não-câncer) foram divididos em um treinamento e cinco coortes de validação independentes em diferentes raças, tipos de amostra e plataformas.
Um tubo de sangue periférico foi coletado de cada participante e quantificado usando um painel de sete marcadores tumorais proteicos (PTMs) consistindo de AFP, CA125, CA15-3, CA19-9, CA72-4, CEA e CYFRA 21-1.
O algoritmo OncoSeek foi desenvolvido utilizando inteligência artificial (IA) para distinguir casos de câncer de casos não oncológicos, calculando o índice de probabilidade de câncer (POC) com base na quantificação dos sete PTMs e informações clínicas, incluindo sexo e idade, e para prever o possível tecido de origem afetado (do inglês, TOO – tissue of origin).
“O método clínico convencional que dependia apenas de um único limiar para cada marcador tumoral proteico seria um grande problema ao combinar os resultados desses marcadores, pois a taxa de falsos positivos se acumularia à medida que o número de marcadores aumentasse. No entanto, OncoSeek é capaz de reduzir significativamente a taxa de falsos positivos, aumentando a especificidade de 54,0% para 93,0%”, esclareceram os pesquisadores.
A sensibilidade geral do OncoSeek foi de 51,7%, resultando em 84,6% de acurácia. O desempenho foi consistente no treinamento e nas cinco coortes de validação de três países (Brasil, China e Estados Unidos) incluindo dois tipos de amostras (plasma e soro) e três plataformas diferentes (Roche, Luminex e ELISA).
As sensibilidades variaram de 39,0% a 77,6% para a detecção dos nove tipos comuns de câncer (mama, colorretal, fígado, pulmão, linfoma, esôfago, ovário, pâncreas e estômago), que representam anualmente 59,2% das mortes globais por câncer. Além disso, demonstrou excelente sensibilidade em vários tipos de câncer de alta mortalidade para os quais faltam exames de rastreamento de rotina na clínica, como o câncer de pâncreas, com sensibilidade de 77,6%.
A acurácia geral da predição do tecido de origem nos verdadeiros positivos foi de 65,4%, o que poderia auxiliar na investigação diagnóstica clínica. “OncoSeek supera significativamente o método clínico convencional, representando um novo teste baseado em sangue para detecção precoce de múltiplos tipos de câncer (MCED) que é não invasivo, fácil, eficiente e robusto”, afirmaram os autores, destacando que a precisão do tecido de origem facilita a investigação diagnóstica de acompanhamento. “OncoSeek é acessível (~US$ 20), e necessita apenas de uma coleta de sangue nos locais de triagem, o que permite ser utilizado em países de baixa e média renda”, concluíram.
Referência: 1269 - Large-scale validaton studies of a blood-based effective and affordable test for multicancer early detection. M. Mao1, B. Wei2, Q. Xu2, Y. Shen2, R. Brandão3, S. Li1, W. Wu1, P. Xing4, Y. Chang4, D. Zhu4; 1Research & Development, SeekIn Inc, Shenzhen, China, 2The Affiliated Cancer Hospital of Zhengzhou University and Henan Cancer Hospital, Zhengzhou, China, 3First Clinic, São Paulo, Brazil, 4Clinical Laboratories, Shenyou Bio, Zhengzhou, China
April 7, 2024, 4:35 PM - 4:50 PM
https://www.abstractsonline.com/pp8/#!/20272/presentation/5442