Estudos que exploram novas abordagens para o tratamento de tumores gastrointestinais estão entre os destaques do programa científico do Simpósio de Câncer Gastrointestinal da Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO GI) de 2024. O ASCO GI 2024 acontece de 18 a 20 de janeiro em São Francisco, Califórnia, e promete reunir a comunidade global de câncer gastrointestinal para discutir os mais recentes avanços na área, incluindo DNA tumoral circulante (ctDNA) no câncer colorretal e novas opções de tratamento para câncer de pâncreas, fígado e esôfago.
Entre os destaques selecionados estão o estudo de fase III EMERALD-1, que avalia quimioembolização transarterial combinada com durvalumabe com ou sem bevacizumabe em pacientes com câncer de fígado irressecável (LBA432).
Resultados da análise primária do estudo de fase III NETTER-2 (LBA588)
avaliando [177Lu] Lu-DOTA-TATE em pacientes recém-diagnosticados com tumores neuroendócrinos gastroenteropancreáticos bem diferenciados de grau 2 e 3 também integram os highlights da edição deste ano, além de resultados iniciais do estudo CheckMate 8HW de fase III, que avalia nivolumabe mais ipilimumabe comparado à quimioterapia no tratamento do câncer colorretal metastático, em pacientes com alta instabilidade de microssatélites/deficiência nos genes de reparo (LBA768).
Análise provisória do estudo de fase II COBRA também deve concentrar as atenções no ASCO GI 2024. O estudo avalia o ctDNA como um biomarcador preditivo para quimioterapia adjuvante em pacientes com câncer de cólon em estágio II (Abstract 5). Ainda em pesquisas de biópsia líquida, o estudo GALAXY é outro destaque do programa científico, em análise que examina a dinâmica do ctDNA em pacientes com câncer colorretal (Abstract 6).
Entre os estudos em andamento (trials in progress), o ASCO GI 2024 reúne trabalhos como o DESTINY-Gastric03, um ensaio de fase 1b/2, aberto, que avalia o escalonamento da dose deo trastuzumabe deruxtecana (T-DXd) em monoterapia e em esquemas de combinação em pacientes com câncer gástrico HER2+ e HER2-low (Abstract #TPS424/Poster Bd #N9).A sessão trials in progress apresenta, ainda, estudo de fase II com enfortumabe vedotina em pacientes com adenocarcinoma de pâncreas previamente tratados e doença localmente avançada, recorrente ou metastática (Abstract # TPS719/Poster Bd #Q8).
Outro trabalho que deve concentrar as atenções utiliza dados de 2 registros internacionais para avaliar os riscos da estratégia watch and wait para uma resposta clínica completa no câncer de reto. Selecionado para apresentação em sessão oral (Absract 7), o estudo tem o cirurgião brasileiro Rodrigo Perez como autor sênior.
Acompanhe esses e outros destaques do ASCO GI 2024 na cobertura do Onconews.