Onconews - IARC e OPAS realizam webinar para lançar novo programa de e-learning para prevenção do câncer

Representantes da Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) realizam na sexta-feira, 18 de outubro, um webinar para lançar um novo programa de e-learning sobre o Código Contra o Câncer da América Latina e do Caribe, dirigido a profissionais de atenção primária à saúde.

O webinar acontece às 17:00 CEST (meio-dia no horário de Brasília) e conta com a participação de Carolina Espina e Ariadna Josa, do IARC, de Maurício Antonio e Gabriel Listovsky, da OPAS, além de Eduardo Cazap, da Sociedade Latinoamericana e do Caribe de Oncologia Médica (SLACOM). Registre -se para participar do webinar (em espanhol)

O programa de e-learning é um curso de treinamento gratuito, autodirigido e baseado em competências que inclui 40 horas de treinamento certificado sobre prevenção primária e secundária do câncer para profissionais da saúde, estruturado em torno das 17 recomendações do Código Contra o Câncer da América Latina e do Caribe (veja abaixo). O curso será realizado no Campus Virtual de Saúde Pública da OPAS e será disponibilizado após o webinar. Inicialmente, estará disponível apenas em espanhol. Traduções para inglês e português serão disponibilizadas oportunamente.

Este é o primeiro programa abrangente sobre prevenção do câncer projetado especificamente para desenvolver a capacidade de profissionais de atenção primária à saúde na América Latina e no Caribe. É adaptado ao contexto específico da região em termos de fatores de risco, incidência e mortalidade por câncer, sistemas de saúde e desigualdades sociais.

A primeira edição do Código Contra o Câncer da América Latina e do Caribe foi desenvolvida no esteio do World Code Against Cancer Framework, uma iniciativa liderada pela IARC para desenvolver Códigos Contra o Câncer para promover a prevenção do câncer globalmente por região do mundo, destacando diferenças em fatores de risco, padrões de câncer e intervenções preventivas, bem como condições econômicas, sociais e culturais.

Veja as recomendações do Código Contra o Câncer da América Latina e do Caribe (em inglês):
https://cancer-code-lac.iarc.who.int/pt/treinamento/