Apresentar os conceitos e aplicações práticas dos painéis imuno-histoquímicos no diagnóstico dos linfomas, e racionalizar o uso dos painéis básicos em neoplasias linfoides. Esse é o objetivo do livro "Imuno-histoquímica dos linfomas", de autoria dos patologistas Carlos E. Bacchi & Lisandro F. Lopes, dirigido a patologistas e oncohematologistas que desejam se familiarizar com os marcadores linfoides aplicados ao diagnóstico dos linfomas, essenciais para a correta classificação das neoplasias hematopoiéticas.
A obra aborda a utilidade prática dos marcadores linfoides individuais e de painéis em doenças hematopoiéticas, incluindo informações sobre especificidades e sensibilidade, além da estratégia da escolha dos marcadores em situações específicas.
O conteúdo inclui breve descrição das técnicas imuno-histoquímicas, principalmente aquelas aplicadas em tecido fixado em formalina e incluído em parafina, além de abordar o conceito da nomenclatura CD.
Outro aspecto importante é o padrão de imunorreatividade dos anticorpos, pois alguns apresentam reatividade peculiar e específica, e todo patologista que pretende utilizar a imuno-histoquímica como ferramenta diagnóstica deve estar familiarizado com os diferentes padrões de imunocoloração.
Embora a ênfase seja na aplicação imuno-histoquímica, o livro traz a correlação com as características morfológicas das diferentes entidades contempladas na classificação da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2008) para doenças hematopoiéticas.
Imuno-histoquímica dos linfomas
Autores: Carlos E. Bacchi & Lisandro F. Lopes
1ª edição, 2013
Número de páginas: 277
Formato: 19 x 25,5 cm
Editora: Dental Press
ISBN: 9788588020795
Mais informações: http://www.conspat.com.br/