A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu a Consulta Pública 135, com o objetivo de obter contribuições sobre a proposta de atualização do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Entre as propostas abertas à consulta pública está a incorporação de cloridrato de tepotinibe (TEPMETKOTM), o único inibidor altamente seletivo de MET, indicado para o tratamento do câncer de pulmão de células não pequenas (CPCNP) avançado com mutações do tipo skipping no éxon 14 do gene MET, em pacientes sem tratamento prévio.
Tepotinibe é aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) com base nas evidências de eficácia e segurança do estudo VISION (NCT02864992). Os resultados da análise primária foram relatados em 2020 na The New England Journal of Medicine e mostram que o estudo cumpriu seu principal endpoint, com taxa de resposta objetiva de 46% entre os pacientes com CPCNP com mutação skipping do METex14 tratados com tepotinibe.
O câncer de pulmão permanece globalmente como a primeira causa de morte por câncer. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (INCA), o Brasil terá 18.020 novos casos de câncer de pulmão em homens e 14.540 novos casos em mulheres para cada ano do triênio de 2023 a 2025.
Os interessados podem enviar suas contribuições até 24/9. Para participar da Consulta Pública, clique aqui.