A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu prorrogar a consulta pública nº 59, para revisão do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, até o dia 18 de agosto. A proposta prevê a inclusão de 11 procedimentos médicos - entre terapias e exames -, além da inclusão da enzalutamida, medicamento antineoplásico oral para o tratamento do câncer de próstata.
A consulta pública também avalia a ampliação de indicações para diagnóstico e tratamento de 16 síndromes genéticas e a inclusão de diretriz clínica para avaliação geriátrica ampla, além do aumento no número de sessões/consultas com profissionais de saúde e inclusão de consultas com nutricionista para gestantes.
O novo rol entrará em vigor em janeiro de 2016. Para esta revisão, a ANS promoveu discussões no âmbito do Comitê Permanente de Regulação da Atenção à Saúde (COSAÚDE), formado por órgãos de defesa do consumidor, ministérios, operadoras de planos de saúde, representantes de beneficiários, de profissionais da área de saúde e de hospitais. Ao todo, 39 instituições enviaram contribuições.
Os interessados na consulta pública nº 59 podem acessar os documentos disponíveis no portal da ANS (www.ans.gov.br) e enviar as contribuições exclusivamente por meio de formulário eletrônico.