A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou o Relatório de Gestão 2018, que traz um consolidado dos resultados obtidos pela instituição no ano passado. O documento contém informações gerais e das diversas áreas técnicas que compõem a Agência.
Segundo o relatório, em 2018 foram registrados 827 medicamentos, sendo 10 deles para o tratamento de doenças raras e 21 novos (antivirais, tratamento de infecções, câncer, entre outros) ampliando as opções terapêuticas no Brasil.
Na oncologia, o documento destaca o desenvolvimento de um modelo regulatório para utilização das células CAR-T no tratamento contra vários tipos de câncer, além da realização de encontro para discutir a utilização de Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF), onde foram debatidas questões como regulação, falta de estudos que comprovem a eficácia e segurança do produto e riscos à saúde.
O Relatório ressalta ainda a regularização de 5.780 produtos para a saúde, 51.259 cosméticos e 7.337 saneantes. “Outras ações importantes, que mostram o compromisso da gestão com a eficiência, foram a eliminação e a redução das filas para registro de medicamentos, alimentos e produtos para saúde”, afirma.
Para consultar a íntegra do relatório, clique aqui.