Em reunião realizada hoje, 18 de agosto, com a Prefeitura e com o Governo do Estado de São Paulo, o A.C.Camargo Cancer Center decidiu manter o atendimento a pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Em nota, a instituição informou que estabelecerá novo contrato de atendimento SUS para que o hospital realize atendimentos de alta complexidade ou atenda necessidades específicas do município de São Paulo.
Foto: Secretaria Especial de Comunicação - Governo do Estado de SP
"O A.C. Camargo vai ter uma sustentabilidade financeira para continuar seu atendimento. Os recursos saem do orçamento do Estado ou da Prefeitura. O importante é que o convênio está garantido até dezembro e está garantida a sua renovação", disse Rodrigo Garcia, governador do estado de São Paulo.
A nova pactuação não só garante o atendimento para o SUS, como amplia a complexidade dos atendimentos oferecidos pelo A.C. Camargo. O Governo de SP irá apoiar a cidade de São Paulo na repactuação dos novos atendimentos que ocorrerão a partir de dezembro na unidade.
"É de fundamental importância que o Poder Público, Prefeitura e Estado, junto com as instituições que detêm conhecimento, possam caminhar juntos no enfrentamento dessa doença que afeta tanto a população", afirmou o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes.
Com a nova negociação, fica garantida a contrapartida da unidade à doação do terreno realizada pelo Estado em 2012 à Fundação Antônio Prudente, mantenedora do hospital.
"O nosso acordo prevê que nós vamos focar o A.C. Camargo no atendimento de alta complexidade, que é onde o hospital tem mais bem-estar e é onde sua estrutura está mais preparada. O que a gente está entrando em acordo aqui é que A.C. Camargo, Prefeitura e Estado vão, juntos, encontrar uma sustentabilidade financeira", disse Victor Piana de Andrade, diretor geral do hospital.
No início da semana, o hospital referência no tratamento do câncer havia anunciado que o atual convênio com a Prefeitura Municipal de São Paulo para atendimento aos pacientes do SUS não seria renovado. A instituição na sua atuação no setor público para além do município de São Paulo, promovendo parcerias público-privadas em ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação, além de capacitação de profissionais da atenção primária e de hospitais para o atendimento do câncer, alegando ser a melhor contribuição possível em razão da defasagem da tabela SUS.