O oncologista Gustavo dos Santos Fernandes (foto) foi eleito o novo presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica. A posse deve acontecer durante o 19° Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, em Foz do Iguaçu, Paraná.
Com experiência na área de tumores gastrointestinais, Fernandes foi chefe dos residentes do Hospital Sírio Libanês em São Paulo e responsável pela criação do Centro de Oncologia da filial do Hospital em Brasília. Entre as metas da sua gestão estão a renovação e o fortalecimento da entidade. “Nossa intenção é trazer para junto da Sociedade os jovens oncologistas brasileiros. Vamos atuar com diálogo, promover campanhas de filiação, tornar mais atraente o calendário da instituição, como por exemplo, realizar congressos regionais em anos alternados com o Congresso Brasileiro e também congressos de grandes áreas”, diz.
O oncologista também planeja formar um grupo técnico para atuar na defesa do profissional junto ao Sistema Único de Saúde e convênios; criar ferramentas de apoio ao pesquisador brasileiro na área de oncologia; atuar mais próximo dos residentes oncológicos e aumentar a presença da Sociedade junto às agências regulatórias para deixar clara a posição dos oncologistas brasileiros sobre temas relacionados à especialidade.