O Grupo Oncoclínicas inaugurou uma nova unidade de radioterapia no Hospital de Câncer do Grupo Hospital Casa, no Rio Comprido, zona norte carioca.
Entre os serviços oferecidos estão a radioterapia de intensidade modulada em arco volumétrico (IMRT RapidArc), técnica menos agressiva ao organismo; braquiterapia tridimensional (3D); radioterapia guiada por imagem (IGRT), além de radiocirurgia de crânio, estereotáxica corpórea e o do acelerador linear VitalBeam.
“O uso dessas avançadas técnicas de tratamento torna possível a concentração de altas doses de radiação somente na região tumoral, garantindo baixas doses nos tecidos normais adjacentes, preservando, assim, as funções dos órgãos sadios afetados pela radiação”, explica o rádio-oncologista Henrique Braga, coordenador da nova unidade.
“Estima-se que cerca de 60% dos pacientes oncológicos farão radioterapia em alguma etapa do seu tratamento. Ela atua estrategicamente não apenas como medida curativa, mas também no controle local do câncer e no alívio de sintomas, o que significa que o tratamento é de fundamental importância para o bem-estar e a qualidade de vida do paciente”, acrescenta.