Com investimento de R$ 10 milhões, o Hospital Alemão Oswaldo Cruz inaugurou um Centro Avançado de Treinamento Cirúrgico. O objetivo é suprir a carência do mercado brasileiro por programas de atualização e aperfeiçoamento na área.
Foto: Beto Assem
No espaço serão oferecidos cursos em diversas especialidades, ministrados por nomes representativos das diferentes especialidades cirúrgicas que fazem parte do corpo clínico da instituição.
Por meio de aulas teóricas e práticas, os profissionais da comunidade médica poderão aperfeiçoar técnicas cirúrgicas em peças anatômicas, o que possibilita não apenas a simulação, mas também a realização de procedimentos exatamente como são feitos nos centros cirúrgicos. As peças anatômicas utilizadas serão submetidas a um preparo específico e altamente especializado para conservar as características do tecido original, mimetizando de forma quase idêntica o procedimento realizado em pacientes.
"A oferta de programas deste tipo no Brasil é bastante restrita e normalmente os profissionais precisam recorrer a cursos realizados no exterior para treinamentos do gênero", destaca Rodrigo Perez, cirurgião do aparelho digestivo e coordenador do Núcleo de Coloproctologia e Intestinos do Centro Especializado em Aparelho Digestivo do Hospital e um dos professores do Centro.
"O projeto expressa a estratégia das frentes de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do Hospital de fomentar uma comunidade de profissionais de saúde inovadores e motivados a aprender e a trocar experiências qualificadas no conhecimento científico, cujo foco é sempre o melhor para o paciente" acrescenta Carolina da Costa, diretora-executiva de Educação, Pesquisa, Inovação e Saúde Digital do HAOC.
O Centro Avançado de Treinamento Cirúrgico conta com dez mesas cirúrgicas, nas quais até dez peças poderão ser manipuladas ao mesmo tempo, por cerca 30 médicos (os números de peças e de médicos por curso variam, dependendo da especialidade oferecida), numa média de três profissionais por atividade. Este formato permite o treinamento prático com "hands-on", com ensino qualificado e próximo à individualização do aprendizado. Haverá também cursos de simulação realística com tecnologia 5G e treinamentos virtuais.
Nesta primeira etapa, o Centro já tem programado cursos nas especialidades aparelho digestivo, cabeça e pescoço, cirurgia cardíaca, cirurgia geral, cirurgia hepatobiliar, cirurgia oncológica, cirurgia plástica, cirurgia torácica, cirurgia vascular, coloproctologia, ginecologia, hérnia, mastologia, neurocirurgia, ortopedia, otorrinolaringologia e urologia. As primeiras turmas devem começar o treinamento em abril. Até o final de 2023, a expectativa é capacitar cerca de 350 profissionais.