O Instituto Nacional do Câncer (INCA) promove no dia 20 de fevereiro, às 10h, um encontro para celebrar o Dia Mundial do Câncer. O objetivo é apresentar as convergências entre a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer no âmbito do SUS e o Código Latino-Americano e Caribenho Contra o Câncer. O evento será transmitido pela TV INCA.
O evento conta com a participação de especialistas do INCA e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que irão detalhar as recomendações convergentes entre o Código Latino-Americano e Caribenho contra o Câncer (LAC Code) e a Política Nacional de Prevenção e Controle do Câncer (PNPCC).
Sancionada em dezembro, a A PNPCC (Lei 14.758) tem como principais objetivos a redução da incidência e da mortalidade dos diferentes tipos de câncer e a promoção do acesso ao cuidado integral. A lei inclui o Programa Nacional de Navegação da Pessoa com Diagnóstico de Câncer, que busca proporcionar acompanhamento individual das ações envolvidas no diagnóstico e tratamento dos pacientes oncológicos.
Lançado ano passado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), o LAC Code também projeta reduções de incidência e mortalidade relacionadas à doença, a partir de medidas individuais e coletivas de prevenção e detecção precoce. O documento foi elaborado por 60 especialistas de entidades governamentais e ONGs entre 2021 e 2023. O INCA, em parceria com a Opas, o Hospital Albert Einstein e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, traduziu a publicação para o português.
Dentre os fatores de risco evitáveis para o desenvolvimento da doença, o tabagismo é responsável por 161 mil mortes anuais de câncer no Brasil, o que representa 13% do total de óbitos pela doença. Já o consumo de ultraprocessados é o causador de mais de 57 mil mortes a cada ano pelo mesmo motivo, o que corresponde a cerca de 11% de todos os óbitos em adultos de 30 a 69 anos no País. No que se refere à ingestão de bebida alcoólica, estimativas apontam que a cada hora duas pessoas morrem por causas plenamente atribuíveis ao uso do produto. Em 2019, cerca de 17 mil casos novos e 9 mil mortes por câncer foram atribuíveis ao consumo desse tipo de bebida.
Dia Mundial do Câncer 2024 - Cuidados para todos. Juntos somos mais fortes
Data: 20 de fevereiro, às 10 horas
Transmissão pela TV INCA: https://youtube.com/live/Nyi1goxRd7o?feature=share
Informações: https://www.gov.br/inca/pt-br/assuntos/eventos/dia-mundial-do-cancer-2024