A APM (Associação Paulista de Medicina) promove dia 17 de março, em São Paulo, a Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico. Em pauta, temas como suicídio, síndrome de burnout, queda na libido e dependência química. O evento é dirigido a médicos, residentes e acadêmicos de medicina.
"Queremos chamar a atenção do médico para o cuidado com própria saúde e com as condições de trabalho que tem sido imposta aos estudantes e médicos", ressalta Wimer Bottura, presidente da ABMP (Associação Brasileira de Medicina Psicossomática) e do Comitê de Adolescência da APM.
O programa considera as principais doenças e problemas que atingem os médicos, além dos diversos aspectos da vida desses profissionais. “Cuidar da saúde é pouco valorizado entre os profissionais da medicina e tudo isso pode ser um gatilho para a doença mental. Os médicos são pessoas muito expostas a situações estressantes. Nos consultórios e hospitais, lidamos com a impotência diante da morte e é preciso que tenhamos um preparo psicológico para enfrentar essas situações", ressalta a psiquiatra Maria Cristina Stefano, que aborda o tema “suicídio no médico" durante o evento.
Após as palestras, haverá debate sobre os temas abordados.
Jornada Multidisciplinar de Saúde do Médico
Data e horário: 17 de março, das 09h às 18h
Local: APM - Avenida Brigadeiro Luís Antônio, 278 - Bela Vista - Centro/SP
Informações: www.apm.org.br