A Libbs Farmacêutica anunciou o lançamento de Bortezomibe (VERAZO®)1 nas doses de 1,0mg, 1,5mg e 3,5mg, o que representa diferencial importante para médicos e pacientes. É que estudos indicam que cerca de 40% do volume total de bortezomibe é desperdiçado com a comercialização somente da dose de 3,5 mg e devido à baixa estabilidade após a reconstituição.2,3
A adoção de Bortezomibe para o tratamento de adultos com mieloma múltiplo previamente tratados melhora a sobrevida livre de progressão, remissão completa e resposta global, com benefício clínico e estatisticamente significativo nessa população de pacientes.
Dados da literatura estimam que o mieloma múltiplo (MM) represente de 10 a 15% de todas as neoplasias hematológicas. O tratamento padrão é a quimioterapia de indução, seguida de quimioterapia de altas doses com transplante autólogo de células-tronco hematopoiéticas (TACTH). No entanto, parcela importante dos pacientes apresentam recidiva da doença ou tornam-se refratários à primeira linha. Nesses casos, os pacientes são reavaliados e na maioria das vezes recebem novo curso de quimioterapia, que pode incluir bortezomibe.
Na primeira linha de tratamento, bortezomibe também tem indicação, em pacientes inelegíveis ao TACTH.
Referências bibliográficas:
- Verazo®. São Paulo: Libbs Farmacêutica Ltda. Bula do medicamento.
- Hyeda A, Costa ESM. Value in health regional issues. 8C (2015):107–111
- Clark L et al. Value Health.2011;14(5 Suppl 1):S82-4