Onconews - Mestrado em oncologia do ICC está com inscrições abertas

O Instituto do Câncer do Ceará (ICC) está com inscrições abertas para a quarta turma do Mestrado Acadêmico em Oncologia. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 31 de outubro.

Reconhecido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) (Portaria Nº 539 de 15 de junho de 2020), o programa de pós-graduação em oncologia do ICC é o único programa Stricto Sensu em oncologia do Nordeste do País.

O programa de pós-graduação em oncologia do ICC desenvolve pesquisas para aprimorar estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer, incluindo o estudo das características genéticas e epigenéticas dos tumores e dos pacientes. Além disso, o programa conta com um biobanco dedicado ao armazenamento de amostras biológicas para pesquisa de ponta e estudos visando a melhora do prognóstico e da qualidade de vida de pacientes com câncer.

As linhas de pesquisa do programa são: Biologia Molecular e Genética de Tumores, que investiga as características genéticas e epigenéticas dos tumores e dos pacientes, identificando fatores que influenciam a carcinogênese e a resistência ao tratamento; Epidemiologia do Câncer, que desenvolve estudos sobre a incidência, mortalidade e fatores de risco do câncer, além de analisar a sobrevida e os custos dos tratamentos oncológicos; Efeitos Adversos da Terapia Oncológica, que estuda os principais efeitos colaterais dos tratamentos antineoplásicos, buscando entender seus mecanismos para desenvolvimento de estratégias de prevenção e tratamento; e Pesquisa Clínica em Oncologia, que foca na condução ética e regulatória de estudos clínicos, desenvolvendo estratégias para recrutamento e garantindo boas práticas de pesquisa.

Ao todo, são ofertadas 20 vagas. Para participar da seleção ao mestrado é necessário diploma de graduação na área da saúde (Medicina, Biomedicina, Biologia, Enfermagem, Educação Física, Farmácia, Física Médica, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia e outros) ou de cursos superiores de tecnologia na área da saúde, além de outras áreas com expertise profissional comprovada em Biologia Celular, Histologia, Patologia, Imunologia e Genética.

Os candidatos passarão por avaliação de currículo e documentação, além de entrevista social com banca avaliadora. Também será necessário defender o projeto de pesquisa apresentado na inscrição.

O programa oferece ainda 20% das vagas com bolsas de desconto para candidatos que atendem ao perfil socioeconômico através da Filantropia CEBAS/Educação. Um edital específico é disponibilizado para a candidatura a estas bolsas.

O resultado do processo seletivo deve ser anunciado no dia 20 de dezembro, e as aulas devem iniciar no primeiro semestre de 2025. Todo o cronograma e demais detalhes da seleção estão disponíveis no edital.

Para inscrições e mais informações, clique aqui