Os hospitais MD Anderson Cancer Center, Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e Hospital de Câncer de Barretos foram convidados pelo Ministério da Saúde da Zâmbia e de Moçambique para visitar as capitais desses países e realizar workshops para identificar as necessidades e desafios da região em oferecer cuidado avançado a pacientes com câncer.
O objetivo era desenvolver um plano de educação e treinamento para os profissionais de saúde. Após a visita, as Instituições desenvolveram o Projeto ECHO (Extension for Community Healthcare Outcomes), com uma equipe multidisciplinar para realizar ações conjuntas com objetivo de auxiliar o desenvolvimento do serviço oncológico de Moçambique, onde 11,5% da população é infectada pelo vírus HIV e dentre as neoplasias malignas, o câncer cervical é o câncer mais comum em mulheres.
Recentemente foi implantado o Programa Nacional de Controle do Câncerno país, que envolve desde a prevenção e detecção precoce, até os tratamentos e cuidados paliativos.
O HIAE integra a equipe com seis médicos, para atuação local nas diversas áreas cirúrgicas, clínicas e radioterápicas. O oncologista Donato Callegaro Filho, do Centro de Oncologia e Hematologia do HIAE, esteve nos dois países no final de março.