Promovido pela Janssen Farmacêutica para discussão científica dos principais avanços no tratamento do câncer de próstata, o Prostate Cancer Debate 2015 aconteceu entre os dias 15 e 16 de Janeiro 2015 em Viena, Áustria, reunindo diversos pesquisadores da Europa para palestras em plenária e workshops com pequenos grupos para discussões multidisciplinares.
“Neste ano, o programa focou nos pacientes com câncer de próstata refratários à castração hormonal, principalmente virgens de tratamento quimioterápico, um público de pacientes no qual carecemos de evidência científica nível 1 A”, afirma o oncologista Jorge Leal, da Clínica CLION, que esteve presente no evento.
Entre os destaques do encontro, Leal aponta a apresentação dos dados consolidados do estudo COU-AA 302, que avaliou o acetato de abiraterona mais prednisona em pacientes com câncer de próstata metastático resistente à castração sem quimioterapia anterior. “Este estudo é o único ensaio clínico randomizado de fase III mostrando ganho de sobrevida global na adição de abiraterona para o grupo de pacientes com câncer de próstata refratário à castração. A mediana de sobrevida ultrapassou os 34 meses, fato inédito nesta patologia”, comemorou.
Os dados de segurança também mostram como a medicação pode ajudar estes pacientes sem grandes efeitos colaterais. “Estes pacientes eram manejados com estratégias hormonais sem maiores evidências de benefício aos pacientes. Agora podemos ter uma certeza maior do benefício deste tratamento, da sua segurança e eficácia”, acrescentou.