O Instituto Lado a Lado pela Vida promove dia 31 de maio, seu primeiro workshop sobre câncer de pulmão. Em pauta, os fatores de risco além do tabaco, como o radônio, gás radioativo cujo grau de concentração depende da presença de urânio na terra e tem sido apontado como o novo vilão da doença além do tabagismo.
“É cada vez maior o número de pacientes que chegam ao consultório com câncer de pulmão que nunca foram fumantes, por isso a importância do rastreamento e da prevenção”, alerta o oncologista Marcelo Cruz, do Centro Oncológico Antônio Ermírio de Moraes e membro do Comitê Científico do Instituto.
O encontro também irá discutir os efeitos da poluição ambiental, o rastreamento do câncer de pulmão, e os desafios dos novos tratamentos, como imuno-oncologia, terapias-alvo e medicina personalizada.
“O Instituto Lado a Lado pela Vida está preocupado com o aumento do câncer de pulmão entre não fumantes. Por isso promove esse debate sobre a doença além do tabagismo e reforça a importância da medicina personalizada como forma de ganho nos tratamentos dos pacientes ”, explica a presidente do Instituto Lado a Lado pela Vida, Marlene Oliveira.
O workshop conta ainda com a participação do onco-cirurgião Riad Younes, diretor-geral do Centro de Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz; além de representantes da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (CETESB) e Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (CONITEC).
Na ocasião será divulgada uma pesquisa inédita realizada pelo Instituto sobre a jornada do paciente com câncer de pulmão no Brasi.
I Workshop Instituto Lado a Lado Câncer de Pulmão - Um novo olhar para as causas e possibilidades de tratamento
Data:31 de maio de 2016
Horário:08:30h às 15:00h
Local:L'Hotel Porto Bay São Paulo - Alameda Campinas, 266 - Jardim Paulista, São Paulo/SP