Revisão sistemática e meta-análise buscou estimar a proporção de pacientes com câncer colorretal que apresentam superexpressão e/ou amplificação de HER2 ou são HER2+, em geral e em pacientes com doença RAS selvagem. Os resultados foram publicados no periódico JNCI Cancer Spectrum.
O câncer colorretal (CCR) é a segunda causa mais comum de morte por câncer em todo o mundo. Ensaios clínicos recentes sugerem um papel emergente para o HER2 como um potencial biomarcador clinicamente relevante na doença. O teste de HER2 no câncer colorretal não é uma prática padrão; consequentemente, a prevalência de positividade para HER2 (HER2+) em pacientes com câncer colorretal permanece incerta.
Nessa revisão sistemática e meta-análise, os pesquisadores buscaram gerar estimativas de proporções de pacientes com câncer colorretal com superexpressão de HER2/amplificação de HER2 e HER2+ (superexpressão ou amplificação), em geral e em pacientes com doença RAS selvagem. HER2+ foi definido como (1) imuno-histoquímica (IHC) 3+, (2) IHC 2+ e hibridização in situ (ISH+); ou (3) sequenciamento de próxima geração positivo.
Resultados
Dos 224 estudos identificados com informações sobre HER2 no câncer colorretal, 52 utilizaram um ensaio aprovado pela FDA e foram selecionados para análise. No geral (n = 17.589), a taxa HER2+ estimada foi de 4,1% (95% CI = 3,4% a 5,0%). As taxas de HER2+ foram significativamente maiores em tumores RAS selvagem (6,1% [95% CI = 5,4% a 6,9%]) em comparação com RAS mutado (1,1% [95% CI = 0,3% a 4,4%; P<0,0001]). Apesar das informações clínicas limitadas, os autores confirmaram o enriquecimento de HER2 + em pacientes com estabilidade de microssatélites e câncer colorretal do lado esquerdo.
“Esta meta-análise fornece uma estimativa da positividade de HER2 no câncer colorretal e confirma o enriquecimento de HER2 em tumores RAS selvagem com estabilidade de microssatélites, do lado esquerdo. O trabalho é importante dada a eficácia clínica recentemente descrita de terapias direcionadas a HER2 no câncer colorretal HER2 + e informa estratégias para incorporação de testes de HER2 no tratamento padrão”, concluíram os autores.
Referência: Harshabad Singh, Ashley Kang, Lisa Bloudek, Ling-I Hsu, Maria Corinna Palanca-Wessels, Michael Stecher, Muriel Siadak, Kimmie Ng, Systematic Literature Review and Meta-Analysis of HER2 Amplification, Overexpression, and Positivity in Colorectal Cancer, JNCI Cancer Spectrum, 2023;, pkad082, https://doi.org/10.1093/jncics/pkad082