Artigo publicado no JAMA Oncology apresentou os resultados da análise de subgrupo que avaliou a segurança e eficácia do anti PD-1 nivolumabe no carcinoma de células renais metastático (CCRm) em pacientes tratados além da progressão definida pelo RECIST, o critério de avaliação de resposta em tumores sólidos. Os dados do estudo de fase 2 mostram que parcela dos pacientes se beneficiou do uso contínuo.
De 31 de maio de 2011 a 15 de maio de 2013, 168 pacientes com CCRm com histologia de células claras previamente tratados com terapia antiangiogênica foram randomizados para receber nivolumabe 6 semanas após a progressão pelo critério RECIST ou para interromper o tratamento com nivolumabe antes ou após a primeira progressão.
Foram administradas doses diferentes de nivolumabe, de 0,3 mg, 2 mg e 10 mg/kg por via intravenosa, uma vez a cada 3 semanas.
Achados
Dos 168 pacientes (mediana de idade, 61 anos [37-81]; 72% do sexo masculino), a taxa de resposta objetiva definida pelo critério RECIST foi de 14% e 16%, considerando pacientes tratados e não tratados para além progressão, respectivamente, e a sobrevida livre de progressão mediana foi de 4,2 meses versus 3.9 meses, respectivamente. Entre os pacientes tratados após a progressão inicial, 69% experimentaram redução ou estabilização do tamanho do tumor.
A análise final mostra que a proporção de pacientes que continuou o tratamento mesmo depois da primeira progressão (RECIST) demonstrou reduções sustentadas na carga tumoral ou na estabilização do tamanho das lesões, com um perfil de segurança aceitável. Para os autores, uma análise mais aprofundada ajudará a definir o benefício clínico para pacientes com CCRm tratados com nivolumabe além progressão (clinicaltrials.gov: NCT01354431).
Referência: Safety and Efficacy of Nivolumab in Patients With Metastatic Renal Cell Carcinoma Treated Beyond Progression: A Subgroup Analysis of a Randomized Clinical Trial - JAMA Oncol. Published online May 12, 2016 - doi:10.1001/jamaoncol.2016.0775