Onconews - Aptidão cardiorrespiratória, incidência e mortalidade por câncer de próstata

Exercicios Homem NET OKArtigo de Bolam et al. publicado online no British Journal of Sports Medicine traz resultados de estudo sueco indicando que o aumento anual da aptidão cardiorrespiratória pode estar associado a um menor risco de desenvolver câncer de próstata.

Neste estudo prospectivo, foram incluídos homens que completaram uma avaliação do perfil de saúde ocupacional, incluindo pelo menos dois testes válidos de aptidão cardiorrespiratória (ACR), realizados em cicloergômetro. Os dados sobre a incidência e mortalidade do câncer de próstata foram obtidos a partir de registos nacionais.

Durante um tempo médio de acompanhamento de 6,7 anos (DP 4,9), 592 (1%) dos 57.652 homens foram diagnosticados com câncer de próstata e 46 (0,08%) morreram em consequência da doença. Um aumento na ACR (em % de L/min) foi associado a um risco reduzido na incidência de câncer da próstata (HR 0,98, IC 95% 0,96 a 0,99), mas não à mortalidade, no modelo totalmente ajustado. Quando os participantes foram agrupados como tendo ACR aumentada (+3%), estável (±3%) ou diminuída (-3%), homens com condicionamento físico aumentado também tiveram risco reduzido de incidência de câncer de próstata no modelo totalmente ajustado, em comparação com aqueles com condicionamento físico diminuído (HR 0,65); IC 95% 0,49 a 0,86).

“Em conclusão, neste estudo com homens suecos empregados, a alteração na aptidão cardiorrespiratória foi inversamente associada ao risco de incidência de câncer de próstata, mas não à mortalidade”, concluem os autores, sugerindo que a alteração na aptidão cardiorrespiratória parece ser importante para reduzir o risco de câncer de próstata.

Referência: Bolam KA, Bojsen-Møller E, Wallin P, et al. Association between change in cardiorespiratory fitness and prostate cancer incidence and mortality in 57 652 Swedish men. British Journal of Sports Medicine. Published Online First: 30 January 2024. doi: 10.1136/bjsports-2023-107007