Estudo publicado na Cancer Prevention Research examinou a associação entre a cessação do tabagismo e a utilização dos custos de saúde entre pacientes com câncer.
“O consumo contínuo de tabaco em pacientes com câncer está associado a custos substanciais de saúde devido ao aumento dos riscos e complicações, ao passo que parar de fumar leva a melhores resultados de tratamento e a reduções de custos”, contextualizaram os autores.
Os pesquisadores analisaram uma amostra de 930 pacientes com câncer tratados no Programa de Pesquisa e Tratamento de Tabaco (do inglês, TRTP - Tobacco Research and Treatment Program) do MD Anderson Cancer Center. Os resultados revelaram que a abstinência alcançada por meio do TRTP reduziu significativamente o custo médio durante um período de 3 meses após a cessação do tabagismo em US$ 1.095 (β=-US$ 1.095, p=0,007, 95% CI = [-$1.886, -$304]).
A análise de sensibilidade corroborou essas conclusões, mostrando uma pronunciada redução de custos quando os dados discrepantes foram excluídos. As poupanças de custos acumuladas a longo prazo decorrentes da cessação do tabagismo poderiam potencialmente compensar o custo da participação no programa TRTP, reforçando sua relação custo-eficácia.
“Uma implicação importante deste estudo é que, ao reduzir as taxas de tabagismo, os sistemas de saúde podem alocar recursos de forma mais eficiente, melhorar os resultados de saúde dos pacientes e diminuir a carga global do câncer”, concluíram os autores.
Referência: George Kypriotakis, Seokhun Kim, Maher Karam-Hage, Jason D. Robinson, Jennifer A. Minnix, Janice A. Blalock, Yong Cui, Diane Beneventi, Bumyang Kim, I-Wen Pan, Ya-Chen Tina. Shih, Paul M. Cinciripini; Examining the Association between Abstinence from Smoking and Healthcare Costs Among Patients with Cancer. Cancer Prev Res (Phila) 2023; https://doi.org/10.1158/1940-6207.CAPR-23-0245