Como valorizar a prática médica e reduzir o burnout dos profissionais envolvidos nos cuidados com o câncer? Estudo transversal conduzido com uma população diversificada de oncologistas avaliou o impacto no bem-estar de 28 diferentes métodos de valorização. Os resultados foram publicados no JCO Oncology Practice.
“O reconhecimento vem de muitos lugares diferentes e assume múltiplas formas, o que sugere que fazer com que os profissionais de saúde se sintam valorizados exige o esforço dos colegas, dos líderes, do sistema e também dos pacientes. Não existe uma maneira perfeita de demonstrar apreço e nenhum método é insignificante para todos. O impacto no sentimento de valorização é principalmente uma função do método de valorização específico e não das características demográficas/pessoais do destinatário”, analisam os autores.
Participaram do estudo 405 médicos (taxa de resposta, 58%). Nenhum método de valorização apresentou impacto alto/baixo para todos, embora sete métodos tenham recebido classificações de alto impacto (60% ou mais): Inclusão na tomada de decisões que afetam o trabalho (76%); palavras privadas de afirmação daqueles que respeito (64%); feedback positivo sobre minhas habilidades por parte de meus colegas e/ou parceiros colaboradores (63%); comentários positivos do paciente e da família sobre meu atendimento clínico (62%); esforços transparentes para reduzir as frustrações diárias (62%); sinais de confiança nas habilidades médicas (62%); e tempo para atividades de autocuidado ou relacionadas ao bem-estar (62%).
Os métodos de apreciação menos impactantes descrevem a expressão pública de realizações, a ronda de liderança e os prêmios, mas cada um recebeu uma classificação de impacto moderado/alto de 33% dos participantes.
Este estudo define métodos acionáveis e sustentáveis para melhorar a sensação de se sentir valorizado entre médicos e profissionais de prática avançada em um Comprehensive Cancer Center designado pelo National Cancer Institute, e podem contribuir para reduzir o burnout e abordar os determinantes do esgotamento profissional de forma impactante”, concluíram os pesquisadores.
Referência: Burnout and Appreciation: A Cross-Sectional Study Assessing Preferences for Appreciation Among Oncology Clinicians. Doerte Heimbeck, PhD; Laurence R. Gore, PhD; and Jennifer L. Bickel-Young, MD. DOI: 10.1200/OP.22.00846 JCO Oncology Practice 19, no. 10 (October 01, 2023) 925-931. Published online August 31, 2023