Onconews - Câncer gástrico e cirurgia preservadora

cancer gastrico NET OKEstudo que comparou complicações pós-operatórias, sobrevida a longo prazo e qualidade de vida (QV) após cirurgia laparoscópica de navegação do linfonodo sentinela (LSNNS) e gastrectomia padrão laparoscópica (LSG) apresentou resultados na edição de julho do Journal of Clinical Oncology, em artigo de Kim et al.

Nesta análise, 580 pacientes com adenocarcinoma gástrico em estágio IA diagnosticados no pré-operatório (≤ 3 cm) foram randomizados para LSG ou LSNNS. Os observadores não estavam cegos para a randomização. O endpoint primário foi a sobrevida livre de doença em 3 anos (SLD-3 anos). Endpoints secundários incluíram complicações pós-operatórias, qualidade de vida, sobrevida doença específica em 3 anos (SDE-3 anos) e sobrevida global em 3 anos (SG-3 anos).

Resultados

No total, 527 pacientes foram incluídos na população por intenção de tratar (LSG, N=269; LSNNS, N= 258). A cirurgia de preservação do estômago foi realizada em 210 pacientes (81%) no grupo LSNNS. Durante a duração mediana de acompanhamento, as taxas de SLD-3 anos nos grupos LSG e LSNNS foram de 95,5% e 91,8%, respectivamente (diferença: 3,7%; IC 95%, -0,6 a 8,1). Três pacientes com recorrência e cinco com câncer gástrico metacrônico no grupo LSNNS foram submetidos à cirurgia padrão. Dois pacientes com metástase à distância em ambos os grupos foram tratados com quimioterapia paliativa. As taxas de SDE-3 anos e SG-3 anos nos grupos LSG e LSNNS foram 99,5% e 99,1% (P = 0,59) e 99,2% e 97,6% (P = 0,17), respectivamente.

Complicações pós-operatórias ocorreram em 19,0% dos pacientes do grupo LSG e em 15,5% do grupo LSNNS (P = 0,294). O grupo LSNNS apresentou melhor função física (P = 0,015), menos sintomas (P < 0,001) e nutrição melhorada do que o grupo LSG.

Em conclusão, o estudo demonstra que LSNNS não mostrou não inferioridade em relação a LSG para SLD-3anos, com margem de 5%. No entanto, a sobrevida doença específica e a sobrevida global aos 3 anos não foram diferentes após a cirurgia de resgate nos casos de câncer gástrico recorrente/ metacrônico. Pacientes tratados com LSNNS tiveram melhor qualidade de vida e nutrição em longo prazo em relação aos tratados por LSG.

O câncer gástrico é uma malignidade comum e uma das principais causas de morte por câncer em todo o mundo.

O estudo SEntinel Node ORIented Tailored Approach (SENORITA) foi um ensaio clínico de fase III, multicêntrico, randomizado e controlado realizado na Coréia do Sul para comparar complicações pós-operatórias, sobrevida em longo prazo e QV após LSNNS e LSG.

Referência: Laparoscopic Sentinel Node Navigation Surgery for Stomach Preservation in Patients With Early Gastric Cancer: A Randomized Clinical Trial - DOI: 10.1200/JCO.21.02242 Journal of Clinical Oncology 40, no. 21 (July 20, 2022) 2342-2351.