Onconews - Dificuldades financeiras e resultados clínicos no tratamento do câncer

toxicidade financeiraDificuldades financeiras no tratamento do câncer representam desafios crescentes para os pacientes, seus cuidadores e profissionais de saúde, com impacto na morbidade e mortalidade. Estudo publicado no JCO Oncology Practice descreve a associação entre dificuldades financeiras (DF) e sobrevida em uma coorte de pacientes nos EUA, além da prevalência de DF e seus preditores na rotina clínica.

Neste estudo, Voleti et al. incluíram pacientes que completaram pelo menos uma triagem com diagnóstico de câncer confirmado, entre 2018 e 2020. Dados demográficos, estado da doença e mortalidade foram extraídos dos prontuários médicos. Modelos de regressão logística multivariável foram usados ​​para examinar a associação de variáveis ​​sociodemográficas e de doença com DF. “Ao usar a ponderação do escore de propensão para levar em conta as diferenças nos fatores demográficos e clínicos entre pacientes com e sem DF, ajustamos os modelos de riscos proporcionais de Cox para examinar a relação entre DF e sobrevida”, explicam os autores.

Os resultados mostram que em uma coorte de 31.154 pacientes, dificuldades financeiras foram relatadas por 14% (n = 4.250). Pacientes de minorias raciais/étnicas tiveram probabilidade significativamente maior de ter DF (P < 0,001), assim como pacientes desempregados/incapacitados, aqueles de bairros periféricos e dependentes de seguros do governo. Idade avançada, ser aposentado e morar mais longe do centro oncológico foram associados a uma probabilidade significativamente maior de enfrentar dificuldades financeiras no curso do tratamento oncológico. Pacientes que afirmaram ter DF tiveram sobrevida menor (taxa de risco para mortalidade 1,46).

“Nosso estudo identificou grupos-chave mais propensos a relatar DF em uma população relativamente abastada em um grande centro de câncer e mostrou associação adversa entre DF e sobrevida”, concluem os autores, recomendando mais pesquisas para desenvolver caminhos de cuidados clínicos para pacientes de alto risco, com piores resultados financeiros e clínicos.

Referência: Voleti SS, Warsame R, Mead-Harvey C, Ailawadhi S, Jain A, Fonseca R, Griffin JM, Khera N. Assessing Patient-Reported Financial Hardship in Patients With Cancer in Routine Clinical Care. JCO Oncol Pract. 2022 Sep 27:OP2200276. doi: 10.1200/OP.22.00276. Epub ahead of print. PMID: 36166729.