O maior estudo de caso-controle (Estudo Interphone) que investigou o risco de glioma relacionado ao uso de telefones celulares mostrou risco relativo reduzido para uso moderado e risco relativo aumentado de 40% entre os 10% mais usuários regulares de telefones celulares. Agora, estudo de simulação relatado na Epidemioplogy traz evidências que alteram a avaliação global, indicando que é menos provável que o uso intenso de telefone celular tenha relação causal com risco aumentado de glioma.
Neste estudo, os pesquisadores realizaram simulações de Monte-Carlo para analisar se as estimativas relatadas no estudo Interphone são compatíveis com a suposição de nenhum efeito do uso de telefone celular no risco de glioma, contabilizando as várias formas de vieses presentes no estudo Interphone. Foram considerados quatro cenários de erro no uso autorreferido de telefone celular, juntamente com viés de seleção. Os parâmetros utilizados para simulações foram obtidos a partir de estudos de validação do Interphone sobre a precisão dos relatórios e do uso de um questionário sem resposta.
Os resultados revelam que o cenário que modela simultaneamente erros de relatórios sistemáticos e aleatórios produziu uma relação em forma de J perfeitamente compatível com a relação observada no estudo principal Interphone, com um risco relativo aumentado simulado entre os usuários mais assíduos (OR = 1,91) em comparação com os nunca usuários. O principal determinante para a produção desse formato de J foi a maior variância do erro no relato dos casos em comparação aos controles, conforme observado nos estudos de validação. O viés de seleção também contribuiu para a redução dos riscos.
Em conclusão, mesmo permanecendo alguma incerteza, os autores descrevem que as evidências do presente estudo de simulação alteram a avaliação global e consideram menos provável que o uso intenso de telefone celular esteja causalmente relacionado com um risco aumentado de glioma.
Referência:
Bouaoun L, Byrnes G, Lagorio S, Feychting M, Abou-Bakre A, Beranger R, Schüz J. Effects of recall and selection biases on modeling cancer risk from mobile phone use: Results from a case-control simulation study. Epidemiology. 2024 May 20. doi: 10.1097/EDE.0000000000001749. Epub ahead of print. PMID: 38771708.