Um termômetro de distress (DT) é uma ferramenta eficaz para rastrear o risco de suicídio em pacientes com câncer que sofrem com depressão e ansiedade, como indicam resultados de estudo publicado online no JCO Global Oncology.
Ideação suicida (IS) e sintomas depressivos são comuns em pacientes com câncer, com alta prevalência (17,3%) em pacientes com câncer de países em desenvolvimento como o Nepal.
Neste estudo transversal, Thapa et al. buscaram avaliar um termômetro de distress (DT) para predizer a prevalência de IS e fatores de risco associados à IS na coorte estudada.
Os pesquisadores inscreveram um total de 162 pacientes com câncer. Foram coletadas informações sociodemográficas e clínicas, Escala Hospitalar de Ansiedade e Depressão, escore DT e IS do último mês. O objetivo foi encontrar a pontuação de corte ideal para prever o risco de ideação suicida.
Os resultados revelam que o termômetro de distress demonstrou boa acurácia para prever IS em pacientes com câncer (área sob a curva ROC = 0,797). O DT apresentou sensibilidade de 0,929 e especificidade de 0,522 com ponto de corte ≥4. Os autores descrevem que pacientes com ideação suicida tiveram pontuações de DT significativamente mais altas do que os pacientes sem IS (7 [5,8] v 3 [1,6]; P < 0,001). A prevalência de IS em 1 mês foi de 17,3%, sendo depressão, ansiedade e sofrimento psicológico os principais preditores.
“Ideação suicida é um problema global em pacientes com câncer. Os escores do DT podem ser uma ferramenta de triagem útil para identificar IS em pacientes com câncer. Pontuações mais altas no DT e pacientes com problemas psicossociais precisam ser rotineiramente examinados para IS, o que pode ajudar a prevenir o risco de suicídio”, concluem os autores, esclarecendo que a ferramenta pode ser facilmente implantada em ambientes hospitalares.
Referência Thapa S, Sharma S, Shrestha S, Ghimire BR, Dahal S, Maharjan R, Thapa S, Koirala R. Distress Thermometer Score Is Useful For Predicting Suicidal Ideation in Patients With Cancer. JCO Glob Oncol. 2023 Aug;9:e2300071. doi: 10.1200/GO.23.00071. PMID: 37625105.