O projeto de Vinícius Lorandi, residente do Hospital do Câncer Mãe de Deus, sobre a análise do rearranjo ALK por biópsia líquida em adenocarcinoma de pulmão, conquistou o primeiro lugar do Prêmio de Pesquisa Clínica Ronaldo Ribeiro. O Grupo Brasileiro de Oncologia Torácica (GBOT) anunciou os vencedores durante o XX Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica, no Rio de Janeiro.
O oncologista Fabio Chaves, do Instituto do Câncer do Ceará, ficou em segundo lugar com o projeto ‘Imunomarcadores relacionados à terapia em câncer de pulmão não pequenas células’. Com o tema ‘Avaliação Prospectiva de Ferramenta de Decisão para Radioterapia Profilática de Crânio em Câncer de Pulmão de Pequenas Células’, o projeto de Mariana Ribeiro Monteiro, oncologista e pesquisadora do INCA, ficou com a terceira colocação.
“Foram avaliados 11 projetos, todos com extrema qualidade. Os três premiados terão auxílio do GBOT para execução do projeto, e o primeiro colocado ganha a inscrição e a logística necessária para participar do 19th World Conference of Lung Cancer, que acontece entre os dias 23 e 26 de setembro de 2018 em Toronto, Canadá”, explica a oncologista Ana Gelatti, que fez parte da comissão julgadora do prêmio ao lado dos especialistas Samira Mascarenhas, Giuliano Borges, Clarissa Baldotto, Luiz Araújo, Lilian Farone e Ricardo Terra.
O 1° Prêmio Ronaldo Ribeiro de Pesquisa Clínica é uma iniciativa do GBOT em parceria com o LACOG (Latin American Cooperative Oncology Group). O objetivo é fomentar e desenvolver novos projetos de pesquisa clínica de caráter científico na área da oncologia torácica e estimular a participação dos médicos em formação no desenvolvimento de estudos clínicos.