Onconews - Guidelines do NCCN e conflitos de interesse

FARMACOECONOMIA_ON6_NET_OK.jpgEstudo publicado no JAMA Oncology sugere que conflitos de interesse financeiro envolvendo a indústria e autores de guidelines do NCCN têm o potencial de influenciar as recomendações de tratamento. O trabalho quantificou as declarações de conflitos de interesse apresentadas em 2014 por médicos que integram os comitês de diretrizes do NCCN para pulmão, próstata, mama e câncer colorretal.

A partir dos dados coletados, os pesquisadores mediram a proporção de autores que mantêm relações com a indústria e o montante recebido por esses autores de fontes da indústria.

Resultados

Dos 125 autores de guidelines publicados pelo NCCN dos Estados Unidos, 108 (86%) tiveram pelo menos um conflito de interesse financeiro. Os valores pagos pela indústria variaram de uma média de U$10.011 ($0-$106 859)por pagamentos gerais (PG), o que incluiu consultoria, refeições, hospedagens e transferências financeiras, até a média de US$ 236 066 (faixa de US $ 0- $ 2 756 713) em pagamentos de pesquisa, incluindo o financiamento de ensaios clínicos. Aproximadamente 84% dos autores receberam GPs, enquanto 47% receberam pagamentos relacionados à pesquisa.
 
A conclusão do estudo mostra que pagamentos da indústria para GPs foram mais frequentes, enquanto pagamentos ligados à pesquisa envolveram maior volume financeiro. Para os pesquisadores, os conflitos de interesse financeiro podem influenciar autores das diretrizes de maneira contraproducente. Mais estudos são recomendados para entender a melhor forma de gerir os conflitos de interesse na publicação de guidelines.
 
Referência: Financial Relationships With Industry Among National Comprehensive Cancer Network Guideline Authors FREE ONLINE FIRST - Aaron P. Mitchell, MD; Ethan M. Basch, MD, MSCr; Stacie B. Dusetzina, PhD - JAMA Oncol. Published online August 25, 2016. http://oncology.jamanetwork.com/article.aspx?articleid=2546172