De acordo com um estudo publicado online no Journal of the National Cancer Institute, uma única infusão de ibandronato teve resultados semelhantes a uma única dose de radioterapia para dor óssea metastática em câncer de próstata. Os resultados sugerem que o ibandronato pode ser uma opção quando a radioterapia não estiver disponível.
Para o estudo multicêntrico de não-inferioridade foram inscritos 470 pacientes com câncer de próstata e dor óssea metastática que eram elegíveis para receber radioterapia local.
Os participantes foram randomizados para receber uma dose única de 8Gy de radioterapia ou dose única de 6mg de ibandronato intravenoso.
A dor foi medida utilizando o Inventário Breve de Dor no início do estudo e nas semanas 4, 8, 12, 26 e 52. A resposta à dor foi avaliada por meio dos critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo Score Efetivo de Analgesia (Effective Analgesic Score - EAS); a diferença máxima permitida foi de ± 15%. Os pacientes que não responderam ao tratamento em quatro semanas receberam um re-tratamento alternativo.
Resultados
A sobrevida global foi semelhante entre os dois braços de tratamento, mas foi melhor entre aqueles que foram submetidos ao re-tratamento. Não houve diferença na toxicidade global, apesar de cada tratamento apresentar efeitos secundários diferentes. A qualidade de vida foi semelhante nas semanas quatro e 12.
O estudo conclui que uma única infusão de ibandronato teve resultados semelhantes a uma única dose de radioterapia para a dor óssea do câncer de próstata metastático. O ibandronato pode ser considerado quando a radioterapia não estiver disponível.
Referência: Hoskin P, Sundar S, Reczko K, et al; A multicenter randomized trial of ibandronate compared with single-dose radiotherapy for localized metastatic bone pain in prostate cancer. [published online ahead of print August 25, 2015]. J Nat Cancer Inst. doi: 10.1093/jnci/djv197.