Onconews - Modelo de predição de risco de câncer de cabeça e pescoço é validado na coorte do UK Biobank

A incidência de câncer de cabeça e pescoço (CCP) está aumentando, frequentemente diagnosticado em estágio avançado e associado a mal prognóstico. Modelo de predição de risco desenvolvido a partir do estudo IARC-ARCAGE e validado na coorte do UK Biobank pode ser uma ferramenta útil em ambientes de cuidados primários, com papel potencial na prevenção e detecção precoce do CCP.

Smith e colegas utilizaram o conjunto de dados do estudo caso-controle europeu IARC-ARCAGE e, a partir dele, um modelo clínico de previsão de risco de CCP foi desenvolvido usando preditores comportamentais e demográficos. O modelo foi validado externamente na coorte do UK Biobank, testado com métricas de discriminação e calibração.

Um total de 1926 casos de CCP e 2043 controles foram usados ​​para o desenvolvimento. No conjunto de dados de desenvolvimento, incluindo variáveis ​​sociodemográficas, tabagismo e álcool, o modelo teve discriminação moderada, com um valor de área sob a curva (AUC) de 0,75 (IC de 95%, 0,74-0,77); a inclinação de calibração (0,75) e os testes foram sugestivos de boa calibração. Para a validação, 384 616 participantes do UK Biobank (com 1177 casos de CCP) estavam disponíveis. O modelo teve AUC de 0,62 (IC de 95%, 0,61-0,64).

“Desenvolvemos e validamos externamente um modelo de risco de CCP usando os estudos ARCAGE e UK Biobank, respectivamente. Este modelo teve bom desempenho no estudo de desenvolvimento e teve nível razoável de desempenho no conjunto de dados de validação do UK Biobank”, descrevem os autores, sugerindo que a incorporação futura de mais biomarcadores, como o status sorológico do HPV-16 ou variantes genéticas de alto risco, pode melhorar a predição do modelo.

Para Smith e colegas, o modelo desenvolvido ainda tem potencial para ser testado quanto à viabilidade como ferramenta de suporte à decisão clínica em ambientes de cuidados primários (incluindo consultórios odontológicos) para informar intervalos de retorno do paciente e solicitar intervenções preventivas.

Referência:

Smith CDL, McMahon AD, Lyall DM, Goulart M, Inman GJ, Ross A, Gormley M, Dudding T, Macfarlane GJ, Robinson M, Richiardi L, Serraino D, Polesel J, Canova C, Ahrens W, Healy CM, Lagiou P, Holcatova I, Alemany L, Znoar A, Waterboer T, Brennan P, Virani S, Conway DI. Development and external validation of a head and neck cancer risk prediction model. Head Neck. 2024 Jun 8. doi: 10.1002/hed.27834. Epub ahead of print. PMID: 38850089.