Onconews - Modelo preditivo do benefício de capecitabina de manutenção no TNBC em estágio inicial

Estudo publicado no The Breast buscou explorar se covariáveis clínico-patológicas específicas são preditivas do benefício da manutenção com capecitabina no câncer de mama triplo-negativo  (TNBC, da sigla em inglês) em estágio inicial no ensaio clínico de Fase 3 SYSUCC-001.

Os pesquisadores reanalisaram os dados do estudo SYSUCC-001 publicado no JAMA e desenvolvemos uma ferramenta clinicamente aplicável (modelo de predição SYSU-001) para identificar pacientes com maior probabilidade de obter benefícios de sobrevida com a terapia de manutenção com capecitabina após a cirurgia.

As covariáveis candidatas incluíram idade, status menstrual, tipo de cirurgia, regime de quimioterapia pós-operatória, porcentagem de Ki-67, grau histológico, tamanho do tumor primário, invasão linfovascular, status linfonodos e medicação com capecitabina. Seus efeitos não lineares foram modelados por spline cúbico restrito. O endpoint primário foi a sobrevida livre de doença (SLD). Um modelo de predição de sobrevida foi construído usando análise de regressão de riscos proporcionais de Cox.

Resultados 

Foram analisados todos os 434 participantes (306 na coorte de desenvolvimento e 128 na coorte de validação). A sobrevida livre de doença estimada de 5 anos nas coortes de desenvolvimento e validação foi de 77,8% (IC 95%, 72,9%-82,7%) e 78,2% (IC 95%, 70,9%-85,5%), respectivamente. A idade e o status dos nódulos tiveram efeitos não lineares significativos na SLD.

O modelo preditivo construído usando quatro covariáveis (status dos linfonodos, invasão linfovascular, manutenção com capecitabina e idade) demonstrou calibração satisfatória e capacidade de discriminação razoável, com índice C de 0,722 (IC 95%, 0,662-0,781) e 0,764 (IC 95%, 0,668-0,859) nas coortes de desenvolvimento e validação, respectivamente.

Além disso, a classificação dos pacientes foi realizada de acordo com seus escores de risco calculados usando nosso modelo, no qual foram relatados benefícios notáveis de sobrevida em subpopulações de baixo risco. Também foi desenvolvida uma calculadora online fácil de usar para prever os benefícios da manutenção com capecitabina.

Em síntese, o modelo preditivo baseado em evidências pode ser prontamente avaliado no baseline, ajudando na tomada de decisões na prática clínica e otimizando a estratificação dos pacientes, especialmente para aqueles com baixo risco. “A manutenção com capecitabina pode ser uma estratégia potencial no cenário de doença inicial”, observaram os autores.

Referência: Screening Optimal Candidates with Operable, Early-Stage Triple-Negative Breast Cancer Benefitting from Capecitabine Maintenance: A Post-Hoc Analysis of the SYSUCC-001 Study. Open Access Published: May 06, 2024. DOI: https://doi.org/10.1016/j.breast.2024.103740