Onconews - Oncologia integrativa para pacientes com câncer de pulmão

A alta adesão a um programa de oncologia integrativa de 6 semanas para pacientes com câncer de pulmão em cuidados de suporte/paliativos alivia a dor e as preocupações emocionais, melhorando a qualidade de vida geral. É o que demonstra estudo publicado no Lung Cancer Journal.

A medicina complementar e as modalidades de oncologia integrativa foram incluídas nas diretrizes de prática clínica do American College of Chest Physicians no tratamento de pacientes com câncer de pulmão. Esse estudo examinou o impacto de um programa de tratamento com modalidades de oncologia integrativa personalizado para o paciente nas preocupações relacionadas à qualidade de vida entre pacientes com câncer de pulmão de células pequenas e não-pequenas submetidos a tratamento oncológico ativo.

Este estudo controlado foi pragmático e prospectivo e avaliou a adesão entre pacientes encaminhados pelo seu oncologista para uma consulta com um especialista em médica integrativa, seguida de tratamentos com modalidades de oncologia integrativa por 6 semanas abordando questões relacionadas à qualidade de vida.

Alta adesão aos cuidados integrativos (AIC alto versus AIC baixo) foi definida como participação em ≥4 sessões de modalidades de oncologia integrativa. Os sintomas foram avaliados usando as ferramentas ESAS (Escala de Avaliação de Sintomas de Edmonton), EORTC QLQ-C30 (Questionário de Qualidade de Vida da Organização Europeia para Pesquisa e Tratamento do Câncer) e MYCAW (Measure Yourself Concerns and Wellbeing), no início do estudo e após 6 semanas.

Entre 153 pacientes, 74 (48%) apresentavam AIC alto, com características demográficas, oncológicas e relacionadas à qualidade de vida basais semelhantes às dos pacientes com AIC baixo. Às 6 semanas, os pacientes com AIC alto relataram melhora no bem-estar do MYCAW (p = 0,036), com melhora intragrupo observada para dor no EORTC (p = 0,021) e funcionamento emocional (p = 0,041); e para depressão ESAS (p = 0,005), com significância limítrofe para sono EORTC (p = 0,06).

“Os resultados demonstraram que a alta adesão a um programa de oncologia integrativa de 6 semanas em cuidados de suporte/paliativos para pacientes com câncer de pulmão alivia a dor e as preocupações emocionais, melhorando a qualidade de vida geral. Mais pesquisas são necessárias para confirmar as descobertas na prática de modalidades de oncologia integrativa na vida real para pacientes com câncer de pulmão”, concluíram os autores.

Referência:

Ben-Arye E, Gressel O, Lifshitz S, Peled N, Keren S, Samuels N. Integrative oncology for patients with lung cancer: A prospective pragmatic controlled trial. Lung Cancer. 2024 Jul;193:107857. doi: 10.1016/j.lungcan.2024.107857. Epub 2024 Jun 25. PMID: 38941654.