Onconews - PROSPER: enzalutamida + ADT no câncer de próstata não metastático

Prostata 2017 NET OKO estudo PROSPER, que avaliou enzalutamida associada à terapia de privação androgênica (ADT) no câncer de próstata resistente à castração não-metastático (CPRC), atingiu seu objetivo primário de sobrevida livre de metástases (SLM), desfecho que considerou o tempo até a detecção radiográfica de progressão metastática. O anúncio foi feito hoje, 14 de setembro, pela Pfizer e Astellas.

 

PROSPER é um estudo multicêntrico de fase 3, randomizado, duplo-cego, controlado por placebo, que incluiu cerca de 1.440 pacientes com câncer de próstata resistente à castração não-metastático para receber terapia de privação androgênica (ADT) com ou sem adição de enzalutamida na dose de 160 mg, administrada por via oral uma vez por dia.

Dados preliminares de segurança do estudo PROSPER parecem consistentes com o perfil de segurança de enzalutamida em ensaios clínicos anteriores.

Atualmente, o uso de enzalutamida está aprovado para o tratamento do CPRC metastático, com base em dados clínicos de estudos anteriores (AFFIRM e PREVAIL), que demonstraram aumento de sobrevida global e livre de progressão com enzalutamida nesse cenário.

O estudo PROSPER está inscrito na www.clinicaltrials.gov (NCT02003924) e é financiado pela Pfizer, Astellas e Medivation. Estimativas da American Cancer Society indicam que mais de 161 mil homens serão diagnosticados com câncer de próstata em 2017.